sexta-feira, 20 de novembro de 2009

É época de Jaca!!!!


Pelo menos aqui no RJ!! Existem pés de jaca em qualquer lugar desta cidade. É incrível. Árvores fortes, com certeza antigas, carregadas de jacas maduras prontas para cair...e se cair....não queira estar em baixo! Outro dia eu estava indo para a Gávea e antes de entrar no túnel Zuzu Angel (sentido Barra - Gávea) contei mais de 10 pés de jaca e TODOS carregados. É claro que na volta também reparei na quantidade de pés, mas o numero caiu pela metade. Mas mesmo assim! Nesta terra que hoje está fazendo 40 graus às 8h da manhã deveria ser conhecida como A cidade Maravilhosa da Jaca!! Aqui no Projac (Pró-Jaca!!!!!!!) também. Tem jaca para todos os lados. Então, já que acredito em sinais, por que não analisar os sinais da jaca e ver o que esta fruta tem de tão especial?? Peguei estas informações no site vitaminas e cia, mas os comentários entre parênteses são meus...falei....como diria Marco Lima nosso sub-chefe no programa Mais Você...

Vamos lá:
Jaca é uma fruta rica em fibras e por isto indicada às pessoas com problemas intestinais (ou seja....prisão de ventre). É rica também em cálcio, fósforo e ferro e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B2 (Riboflavina) e vitamina B5 (Niacina). Os minerais como cálcio e o fósforo tem como principais funções a formação dos ossos e dentes, promover o crescimento do indivíduo (depois dos 40 este crescimento é lateral) além de serem responsáveis também pela transmissão dos impulsos nervosos (tipo reação rápida...huuummm). O ferro participa da formação do sangue e por isso necessário para o nosso sistema imune (lembra dos soldadinhos que vão defender nosso corpo contra os inimigos da saúde??? Quanto mais ferro mais soldadinhos!!). As vitaminas do complexo B são essenciais ao crescimento, evitam a queda dos cabelos (ai eu já não sei pois quanto de vitamina do complexo B a pessoa tem que ingerir diariamente para evitar ficar careca??? Alguém já fez este estudo???) e problemas de pele. A maior qualidade medicinal desta fruta saborosa é a de combater a tosse de qualquer natureza (Realmente essa informaçao mudou minha maneira de pensar... Fora a igreja aos domingos, quando SEMPRE uma criança chora e um idoso tosse, por que devo me lembrar que jaca é boa para tosse?? Quantas pessoas ficam tossindo o dia todo no mundo?? Devo me lembrar que jaca é boa quando eu der uma tossida??). Seus caroços agem contra a prisão de ventre (sim, tem que comer o caroço...bom depois de comer 1 caroço...acho que desentope mesmo...). E o leite da jaca é empregado nos casos de irritação dos olhos em geral (essa na verdade eu fiquei na dúvida....toma o leite ou passa o leite nos olhos??). Seu período de safra é de janeiro a junho (por isso em pleno novembro já temos jaca à vontade). E o melhor de tudo é que 100 g de jaca fornecem 61 calorias. (Não é o máximo??)

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você




OBS: essas 3 fotos foram tiradas no Projac hoje. A primeira tem como pano de fundo a casa de cristal de Ana Maria Braga

2 comentários:

BARRACA DAS BAIANAS disse...

poxa!!! quando era criança lá na bahia eu e minhas irmãs cozinhava panela cheia de caroço de jaca pra merendar rsrsrsr, deu até saudades kkkk,beijos mil.

CARIOCA FELIZ disse...

É uma delícia. Acredita que hoje descobri onde há jaqueiras. Aqui em Minas, o mineiro não é muito chegado como os cariocas.
Vc sabe qual os cuidados que devemos ter antes de cair dentro da jaca?
Beijos no coração.