terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Antes que o Natal Chegue

Nesta época que antecede o Natal (e consequentemente o Ano Novo) acho que é comum ao ser humano dar uma paradinha em tudo o que está fazendo, sentar-se com ele mesmo e pensar intimamente como foi o ano inteiro. Este momento é ideal quando não há ninguém ao lado, ninguém vigiando seus pensamentos e tão pouco fazendo qualquer crítica ou apontando seus erros que não você mesmo (e isso com certeza é mais cruel do que a crítica de outra pessoa!!). O que aprendi? O que ensinei? E coisas mais reais do tipo: estou em divida com alguém? Alguém ficou em dívida comigo? Estou satisfeito com o meu trabalho, com a minha relação afetiva, cumpri o prometido, continuo prometendo???? Estou satisfeito comigo? É como se fosse uma balança de prós e contras. Eu faço isso, justamente nesta época e costumo sentar-me, normalmente fora de casa, em algum estabelecimento, já que moro sozinha e costumo ficar a sós comigo (é bom trocar de ares e sentar-se num local diferente do habitual) e faço este tipo de reflexão. Ultimamente tenho percebido muuuuuuuuuuitas coisas boas, quase zero de negativas e obviamente sinto uma proteção divina muito próxima ...

QUANDO VOCÊ PRETENDE REFLETIR


Outro dia eu estava no Shopping Estação, numa das vezes que fui a Curitiba este ano e achei simpático um estabelecimento chamado Saanga Grill que no logo tem o desenho de um boi. Era por volta das 19h. Escolhi uma mesa bem afastada, 2 cadeiras, quase embaixo de um Ficus médio, como se eu quisesse ficar protegida, a sós. Me dirigi a esta mesa e quando eu estava quase sentando (eu estava no ar ainda) o garçon me perguntou: - "A senhora quer ficar nesta mesa mesmo??" (eu pensei: "não, na verdade eu estou sendo obrigada a ficar aqui!! Me salve por favor querido amigo sensitivo") "- Sim, esta mesa está ótima, obrigada". Sentei-me. "A senhora quer beber o que?" Ele perguntou imediatamente. "Então, eu ainda não sei. Vou abrir este cardápio e escolher, tá?" Eu estava segurando minha bolsa no colo pois com o advento TENHA TODOS OS APARELHOS ELETRÔNICOS QUE PUDER...VOCÊ AINDA VAI PRECISAR DELES, eu tinha a intensão de pegar o celular, o rádio e minha máquina fotográfica (como sempre) e deixá-los à mão (pois eu AINDA IA PRECISAR DELES!!). "A senhora quer colocar sua bolsa nesta outra cadeira?" e afastou a cadeira que estava no meu lado oposto."Não, obrigada" eu já estava ficando irritada e ele saiu da minha frente...por 2 minutos!!!Voltou com aquele gancho que você coloca na mesa, ao seu lado e pendura sua bolsa. "A senhora pode colocar sua bolsa pendurada aqui" e mostrou o lindo e útil utensílio para bolsas. "Obrigada, já já eu coloco minha bolsa pendurada, ok?" com um singelo sorriso pela metade, sem mostrar os dentes (se eu mostrasse talvez fossem acompanhados de uma dentada. Eu realmente estava ficando irritada). "A senhora já escolheu o que quer comer?" Veja, isso tudo aconteceu em menos de 5 minutos."Sim" eu abri o cardápio e escolhi rapidamente algo que não tem como dar errado "Eu quero um carpaccio tradicional e uma Stout, obrigada". Fechei o cardápio e ainda apertando minha bolsa contra a barriga, vi o atencioso garçon sair satisfeito. Abri a bolsa, peguei meus aparelhos SUPER MEGA IMPORTANTÍSSIMOS, pendurei minha bolsa no gancho SUPER MEGA ÚTIL e olhei à minha volta.

QUANDO CONTINUA TENTANDO

"Então é Natal....e o que você fez....o ano inteiro....lá lá lá lá lá lá". Bom, eu estava lá justamente para refletir sobre este assunto. Havia escolhido a mesa mais afastada (se bem que àquela hora o restaurante estava vazio), embaixo de uma planta Ficus e até pedi uma entradinha tradicional!
Neste momento, o que realmente importa, são seus pensamentos e não o que você vai comer ou beber. Esses são segundo plano na sua atenção agora. Vamos focar em algo mais importante. O garçon voltou com a Stout e perguntou: "A senhora quer mesmo uma Stout??" que estranho "Por que?" perguntei. "Ela não está gelada ou está vencida?" ele deu um sorriso e disse: "Não, só estou perguntando para ter certeza" . Se ele estava em dúvida, por que ficou me apressando? Se tivesse me dado TEMPO para pensar, talvez eu tivesse perguntado a ele qual cerveja me recomendaria naquele início de noita fria em Curitiba, mas ele me apressou e ainda por cima ficou com dúvida e me deixou confusa com sua insegurança!!!! Será que esta cerveja não está de fato com algum problema e ele, no final estava me dando um SINAL para que eu ficasse atenta?? Bobagem.
Ele foi embora e eu brindei comigo mesma. Este ano foi extremamente maravilhoso para mim. Não tenho o que dizer a não ser agradecer à toda ajuda e segurança que os seres evoluídos (e obviamente à Nossa Senhora de Fátima, de quem sou MEGA HIPER DEVOTA) me proporcionaram.

ELE AINDA NÃO ENTENDEU

O garçon voltou com o carpaccio. Um prato tradicional e com uma delicada saladinha de agrião bem posicionada e ainda as torradinhas à parte. Adorei a apresentação. Agradeci e ele foi embora. Humm, estava realmente muito bom. Bem temperada, o molho não estava excessivo, as folhas bem fresquinhas e a cerveja geladíssima.
É, eu realmente tinha que agradecer muito. Olhei à minha volta, o shopping já iluminado com sua decoração de Natal. As pessoas iam e voltavam bem depressa, com sacolas pequenas, médias e às vezes grandes, numa infinidade de cores e modelos, como as mesmas pessoas são. Uma infinidade de variações sobre o mesmo tema. Acho que não fico devendo, acho que aprendi, acho que estou mais calma e controlada e diria até....mais equilibrada. "A senhora quer mais alguma coisa ou vai ficar só no carpaccio"? Eu ainda pensei para responder, mas como estou uma pessoa mais equilibrada, respondi "Acho que vou ficar só no carpaccio..." e aquele sorriso de lado, quase pela metade, agora sem mostrar os dentes, pois eles poderiam conter um pedaço de agrião e eu já estava irritada com o garçon e não poderia, naquele momento me sentir desmoralizada com um pedaço de agrião nos dentes...

UM PEDIDO AO PÉ DO OUVIDO

Querido gerente, dono de restaurante ou pessoa que manda num estabelecimento comercial. Por que o garçon tem que ficar ao meu lado, olhando para mim como se estivesse me vigiando justamente neste momento tão intimo quando eu não queria companhia?? Por que ficar secando minha cerveja e carpaccio e ainda quase que praguejar quando perguntou "A senhora quer mesmo uma Stout?" .... "SIM eu eu quero ficar sozinha pois já é Natal e eu escolhi um local sem pessoas e SEM garçons para que eu pudesse refletir sobre o ano que passou e fazer planos para o ano que vem. POSSO???? "

INDAGAÇÕES SOBRE O GARÇON
Como fazer o garçon entender que você quer ficar só e que a presença dele está te atrapalhando, sem ser mal educada ou ríspida ????????? Será que a pessoa é assim ou é algo que possa ser ensinado pelo superior?? Depois de 15 anos trabalhando com gastronomia e restaurante eu acho que o garçon tem que nascer garçon para ser um bom garçon. Todos podem aprender a atender muito bem e cumprir à risca o que é esperado. Mas tem alguns momentos que só GARÇON de verdade sabe atender com perfeição, que sabe a hora e o jeito de se apresentar, quando e como falar o que quer dizer. Encontrei diversos profissionais bons na área, garçons que sabiam atender...mas garçon mesmo, ainda estou à procura e quando eu achar, pode ter certeza que eu serei a primeira pessoa a recomendar aqui com mutito prazer.

O garçon continuou ao meu lado como um anjo da guarda, fiquei olhando o movimento das pessoas, o tempo passou, pedi a conta e fui embora.

CONCLUSÃO


Fui bem atendida? Sim, com certeza! Sai satisfeita? Não, com certeza!
Volto? Sim, para tomar outra cerveja e comer um carpaccio ou paleta de cordeiro com tagliatelli, ou tagliatelli com molho pesto. A pupunha Estação não recomendo, pois outro dia comi e não achei boa. Achei fina demais e com gosto de menos.
Mas é um local para ir num final de tarde e relaxar. Nada mais que isso.



Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você


Um comentário:

Clara disse...

Tem garçon que é assim mesmo !!!No entanto, acredito que não era a hora da sua reflexão, por isso o homem não saiu do seu lado....
Não desista!!! Tente novamente..
Sugiro que você escolha um restaurante self service da próxima vez...afinal, não tem garçon !!!