segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O Que Tem de Novo, Chefe??

Bom, hoje vou começar um post novo. A cada 15 dias, às segundas-feiras, vou contar com o auxílio dos chefes de cozinha que fazem do arroz e feijão do dia aquele ARROZ E FEIJÃO!!
O post vai se chamar: O que tem de novo, chefe... e aí eles vão nos atualizar, mostrando novos ingredientes, novas combinações, receitas bacanérrimas e por ai vai... E hoje vou começar com um fofo que conheci há 2 anos e vocês também conhecem...

Chef Guga Rocha, 3º colocado do Super Chef 2008 (programa Mais Você – Ana Maria Braga), alagoano, 33 anos, (não sei se está solteiro, casado, amigado ou afins), é um pesquisador nato da cultura e cozinha gastronômica brasileira, já escreveu um livro que fala muito da cozinha dos Quilombos: Um sabor quilombola.
Além disso é chef de cozinha da Terroir Importadora de Vinhos de São Paulo e chef executivo da Cantina Aurora. Ministra palestras, aulas e workshops, é apaixonado pela mistura, seja de culturas, dos ingredientes, do clássico com o contemporâneo, sempre com influência brasileira, com muita inspiração e criatividade trazendo uma cozinha que une cor, sabor, textura e surpresa.

O QUE TEM DE NOVO, CHEFE?
O cogumelo das neves
E ai ele me disse: “Dani, eu estava andando pelas imediações da Rua 25 de Março, em São Paulo (não, eu não estava fazendo compras....ele disse isso, mas.....bom, deixa prá lá) procurando um lugarzinho escondido que haviam me falado, onde eu pudesse encontrar um cogumelo chinês que eu conheço, de textura diferente e sabor suave e com o nome de cogumelo das neves (Tremella fuciformis). Ele é diferente e delicioso e até fiz uma receita com ele” (que está no final deste post).
“Bom o Tremella fuciformis, vulgarmente conhecido como cogumelo das neves, é um fungo que pode ser branco ou prata e é um tipo gelatinoso, é usado na culinária chinesa. Foi primeiramente descrita pelo micologista Miles Joseph Berkeley, lá em 1856 na Inglaterra. Existem cerca de 60 espécies deste gênero, que em chinês pode ser chamado de orelha de prata (prateado), orelha de neve (branco), ou orelha branca de madeira (branco também...é meio óbvio, né??) e em japonês é chamado Kikurage Shiro ou água-viva branca de árvore (o que não falta é criatividade para este povo!!). Este fungo é encontrado em vários lugares do mundo, nas regiões subtropicais. Ele cresce em formato de babados (bem transparente) em várias espécies de árvores nobres”.

ONDE VOU USAR?

“Normalmente pode ser comprado seco e para serem usados devem ser embebidos. Era tradicionalmente usado em pratos doces, por sua textura gelatinosa, e hoje em dia é usado para fazer uma sopa doce (sobremesa...né?) chamada LUK MEI, muitas vezes em combinação com aquelas frutinhas chamadas LONGANS secas, entre outros ingredientes. Também pode se usado em bebidas (será que caipirinha de fungo das neves é bom? ? ? ?). Como o cultivo deste fungo se tornou mais barato, você também pode encontrá-lo em preparações salgadas (que é uma sugestão deste post).”



(Eu, Daniela, achei mega fofo este fungo...cheio de babadinhos...)
A RECEITA
Lulas e cogumelo das neves à moda oriental

Ingredientes
→ 2 colheres (sopa) de óleo de amendoim
→ 1 dente de alho picado
→ 1 cebola roxa em rodelas
→ 1 couve chinesa cortada a grosso modo
→ 1 pedaço de gengibre
→ 1 xícara (chá) de vinho de arroz
→ 1 xícara (chá) de shoyo
→ 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
→ 1 xícara (chá) de água
→ 1 colher (sopa) de molho de ostra
→ 200 g de cogumelos das neves
→ ½ kg de lulas frescas cortadas em anéis
→ sal e pimenta-do-reino a gosto
→ cebolinha para decorar

Modo de preparo
Numa panela e em fogo médio aqueça o óleo de amendoim e doure o alho e a cebola. Adicione a couve chinesa cortada e o pedaço de gengibre. Deixe por uns 2 minutos refogando e adicione o vinho de arroz, o shoyo, o açúcar, a água, o molho de ostras, os cogumelos e as rodelas de lula. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 8 minutos ou até a lula ficar cozida mas não borrachuda (!!!!). Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e sirva com arroz tipo jasmim e pimenta dedo de moça inteira e decore com cebolinha do jeito que achar mais bonito!!

Chef Guga Rocha

ùltima dica: o chefe ainda me confidenciou que este cogumelo tem osabor suave, quase neutro, e com uma textura que lembra a gelatina. Acho que vale provar e dar sua opinião.

chefgugarocha@hotmail.com
contato do chefe: (11) 6339 4269

Obrigada Chefe Guga!!

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Um comentário:

Nane Cabral disse...

Olá Dani, que bacana, adorei! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com