quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O que Hering tem a ver com Arenque e com Rollmops??


Bom, na verdade rollmops é um petisco feito com um pedaço de filé de arenque que envolve uma cebola descascada (este foi o que eu comi) ou pepino em conserva. O filé de peixe dá a volta na cebola ou pepino e fica preso por um palito de dentes.


O arenque é o peixe da camiseta Hering...(siiimmm a camiseta se chama Hering em homenagem aos peixinhos Hering ou Arenque!!!). Arenques são pequenos peixes gordurosos (a gordura está dispersa por toda a carne e pele) e são encontrado nas águas temperadas e rasas do Atlântico Norte, do Mar Báltico, do pacífico Norte e do Mediterraneo. Há 15 espécies de arenque, a mais abundante é a do arenque do Atlântico, Clupea harengus. Os arenques se deslocam em grandes cardumes, chegando na primavera às costas da Europa e da América do Norte onde eles são capturados, salgados e defumados em grandes quantidades. As latas de “sardinhas” vendidas podem, na verdade, ser de espécies de arenques pequenos.
Quando vi esta iguaria no cardápio de um buteco, resolvi arriscar e pedir uma porção. Sabe que eu gostei??
Fiquei imaginando, no inicio do século XX, os fofinhos de paletó, indo a um bar (que só era freqüentado por homens), pedindo uma cerveja e uma porção de rollmops. Não deveria ter esse nome na época e tão pouco devia ter o mesmo sabor do que eu provei dada às condições de higiene e noções de cozinha na época, mas o jeito e a maneira de conservá-lo, dentro de um vidro cheio de vinagre e temperos, lembram os quitutes daquela época sim. Procurei no buteco o ovo cozido colorido, mas não havia....
Pelo que pesquisei os rollmops são geralmente comprados prontos para o consumo e guardados em jarras ou vidros. Esta conserva é geralmente feita com água, vinagre branco, sal, um pouco de açúcar (ou adoçante), rodelas de cebola, pimenta-preta e sementes de mostarda. O rollmops pode ser servido frio, sem ser enrolado ou com pão. Depois de abrir a conserva o rollmops dura geralmente de 2 a 3 semanas, claro, na geladeira pois ninguém é de ferro e nem os rollsmops!!
O nome rollmops é tanto alemão quanto holandês e vem da união das palavras rollen (enrolado) e Mops (que seria algo similar aos pugs – um tipo de cachorro no estilo do Bulldog...!!!). Eles ficaram famosos na Alemanha durante o século 19 e o que ajudou a aumentar sua popularidade foi a construção de longas estradas de ferro, que possibilitou o transporte do arenque do Norte da Europa e do Oceano Báltico para o interior e para aumentar a durabilidade o peixe era colocado em conserva em barris de madeira. Eles podem ser encontrados em vários países, no Brasil e África do Sul também!!! E você nunca provou?? Vale a pena conferir. Depois me deixe seu comentário...Como o brasileiro sempre dá um jeitinho em tudo, aqui você pode encontrá-lo feito com filé de sardinha!!


Apetitoso? Deixe seu comentário

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: