domingo, 21 de fevereiro de 2010

Você conhece Baru?



O sabor lembra o do amendoim. Por essa razão muitas quituteiras do cerrado incrementam receitas de paçoca e outros doces com a amêndoa do baru. Delícias à parte, essa leguminosa é uma campeã quase invencível em ferro. Basta examinar o trabalho concluído na Universidade de Brasília (UnB) mostrando que em 30 g (= a ½ xícara de chá), há 1,4 miligrama do mineral que combate a anemia — uma dose generosa se considerarmos que homens precisam de 8 miligramas desse nutriente por dia e mulheres, de 18.

No estudo feito pela nutricionista Alinne Martins Ferreira em parceria com a professora Egle Machado de Almeida, há outros dados saborosos do ponto de vista nutricional. O baru oferece boas quantidades de zinco, substância que exerce papel fundamental na maturação de células do sistema imunológico. "Nos vegetais de modo geral essa dupla de minerais não é bem aproveitada pelo organismo, mas não é o que acontece com o ferro e o zinco do baru", conta Alinne. Sem falar no fósforo e no magnésio, que atuam na mineralização óssea.

A nutricionista paulista Neide Rigo também enaltece o alimento. "O baru é ótima fonte de fibras", garante. Mas, como nada é perfeito, ele está cheio de calorias — só um punhado já ofecere 150.

Até agora as pesquisas brasilienses revelam que todas essas propriedades se concentram na amêndoa. A polpa parece ser a parte pobre do baru. Na verdade, o valor nutricional dela nem sequer é bem conhecido, segundo a bióloga Sueli Matiko Sano, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. Para piorar, se for colhida um tantinho que seja fora de época, ela já fica com sabor ruim, por culpa do tanino, substância que também dá aquela sensação de língua travada.

As sementes, porém, são invariavelmente saborosas. Por enquanto, fora da região do cerrado, elas são mais facilmente encontradas em grandes redes de supermercados, numa versão já salgada que serve como aperitivo. Quem conseguir levar para casa um punhado delas sem sal poderá experimentá- las em receitas como esta ao lado, criada pela nutricionista Andréa Esquivel, que também é professora de gastronomia em São Paulo.

Molho pesto

Ingredientes
• 1/2 xícara de chá de azeite de oliva
• 1 dente de alho
• 1/2 xícara de chá de semente de baru torrada
• 1 xícara de chá bem cheia de manjericão
• 1 colher de sopa de queijo parmesão a gosto

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Depois é só regar massas, como o espaguete ou o talharim.

O baru é campeão. Compare os teores de calorias e minerais nas oleaginosas

Baru
Calorias 502
Ferro 4,7 mg
Zinco 4,2 mg

Amendoim
Calorias 594
Ferro 3,7 mg
Zinco 3,8 mg

Avelã
Calorias 629
Ferro 3,3 mg
Zinco 2,2 mg

Noz
Calorias 718
Ferro 2,6 mg
Zinco 1,2 mg

*em 100 gramas, o que equivale a 1 ½ xícara de chá de cada

Eu adoro, principalmente sem a casquinha escura

Fontes:
USDA – Depto de agricultura dos Estados Unidos e Alinne Ferreira, da UnB
Matéria retirada da Revista Saúde!É vital

Daniela Meira – produtora de culinária Mais Você

Um comentário:

Nane Cabral disse...

Olá Dani, não conhecia o baru e fiquei morrendo de vontade de experimentar. Por aqui onde moro nunca vi, mas vou tentar achar. Bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com