quinta-feira, 8 de abril de 2010

Você conhece esta chefinha??

Tenho certeza que você a conhece...mas se ainda não identificou, veja o programa Mais Você desta quinta-feira (08/04/2010) e veja a receita que ela vai ensinar!

Ela me disse assim:
Sempre gostei de fazer doces, desde pequena, pequena mesmo, quando era criança vivia falando para minha mãe: Mãeeee eu adoro aquelas coisas de apertar", me referindo aos sacos de confeitar.
Eu como era uma criança que não gostava (e não gosto até hj) de nenhuma fruta, nenhuma mesmo, sempre me rendia aos doces, chocolates, leite condensado, brigadeiros e bolachas... Sempre que queria comer algum doce eu tinha que fazer. Ai fazia brigadeiros, biscoitos e inventava também outras gororobas!! Acredito também que minha avó tenha tido um grande papel nesta história. Ela sempre fazia bolos gostosos e tínhamos, desde pequenos, a tradição de fazer bolachas de natal (spekulatius). Todos os anos a gente juntava todos os primos e fazíamos as bolachas. Hoje em dia, eu e minha prima, mantemos a tradição.
Andreía Schwarz, cake designer, paulista, solteira, sem filhos ainda... pretendo ter 3 mas só se tiver condições de dar uma vida boa e tranquila para todos. Sou apaixonada por moda, esmaltes (tenho uma coleção de mais de 100, (rs).
Os biscoitinhos:
Quando eu tinha uns 7 anos e estava passando férias em Campos do Jordão com meus pais em um hotel que a gente costumava ir sempre (todos os anos e várias vezes ao ano), tinha um biscoito que era feito lá que todos nós amavamos. Uma tarde eu sumi no hotel (!!), minha mãe até colocou os seguranças do hotel atrás de mim... quando me acharam, eu estava na cozinha do hotel, junto com os cozinheiros, aprendendo a fazer o biscoito!!! E quando voltamos para SP (eu com apenas meus 7 anos) consegui reproduzir o biscoito direitinho!! Isso fez meus pais abrirem os olhos já naquela época.
Os sinais:
Quando ia dormir na casa de amigas, eu era sempre aquela que fazia brigadeiro de panela para todo mundo comer. E sempre fazia a alegria das meninas ou o terror das que estavam de regime (rs).
Quando terminei o colégio, gastronomia nem passou pela minha cabeça, não sei porque. Talvez por ser uma péssima gourmet, afinal só como porcaria...não como fruta, peixes, legumes, verduras, nada!! Adoro um fast food e sou louca por doces, mas doce de doce mesmo. Fiz 6 meses de cursinho, e prestei Design (desenho industrial) pela FAAP. Entrei e comecei a cursar a faculdade no meio do ano de 2002.
Quando tudo começou...
Foi mais ou menos no ano de 2004, no meio da faculdade, depois de uma conversa inspiradora com um colega de classe (que era artista plástico) que me contou sobre sua determinação em fazer o que gostava e lutar para que tudo desse certo, que eu sai da aula e fui correndo para a livraria procurar um livro sobre bolos decorados. Encontrei o livro da Isabela Suplicy, sem duvida uma das minhas grandes inspiradoras. A partir desse dia, coloquei isso na minha cabeça. Vou começar a fazer bolos decorados e docinhos. Procurei cursos e fui fazendo experiências na cozinha. Sempre levando no dia seguinte para os colegas da faculdade experimentarem. Ainda bem que sempre obtive respostas positivas e por isso continuei em frente. Terminei a faculdade, mas não segui a profissão. Mas àquela altura todos os meus professores já sabiam do meu amor pelos bolos e doce e apoiaram minha decisão. Bom, como TCC (trabalho de conclusão de curso) fiz uma BATEDEIRA (!!) que foi um sucesso!! Participou de várias exposições de Design e encerrei com chave de ouro minha fase na faculdade.
Agora...mãos na massa...
Meu primeiro bolo ficou horrível (ao meu olhar clínico de hoje em dia) mas no dia em que fiz, todos acharam lindo, inclusive eu e sem duvida fez com que eu continuasse dia após dia aprimorando meu trabalho.
Fiz diversos cursos, aprimorei minha técnica e segui em frente, com uma mão na frente e a outra atrás. Nunca tive assessoria de imprensa, nem nada de divulgação e sempre consegui ter meu destaque na mídia, fruto do boca a boca e dos clientes satisfeitos.
Por ter começado cedo (20 anos) sofri muito preconceito por ser nova, tanto por parte dos possíveis clientes, quanto por profissionais da área, que pensavam que por eu ser nova eles achavam que eu não teria o profissionalismo e responsabilidade necessários para seguir com a profissão. Eu nunca dei ouvidos e não me deixava abate. Eu tinha consciência do meu trabalho e da minha qualidade, o que sem duvida me fez seguir (esta foto acima é da primeira mesa de docinhos e bolo que a Andréia fez...e fez para ela mesma!!)
Outros ares...
Em uma viagem que fiz para Nova Iorque (2008) fiz o tour dos cupcakes (!!) para conhecer os tão famosos bolinhos. Eu tinha muita vontade de me aprofundar no assunto e trazê-los para o Brasil. Fui nas principais lojas, experimentei mais de 50 sabores (!! ela engordou??). Foi incrivel! Voltei para São Paulo cheia de inspiração e decidida a torná-los tão famosos quanto nos EUA. Trabalhei por 5 anos em casa e em 2008 abri meu atelier com a ajuda da minha mãe (que sempre me apoiou desde o começo). Ele é do jeitinho que eu sempre sonhei. Tem minha cozinha, minha dispensa, minha sala de reunião com mostruário de forminhas...um sonho realizado. Sem duvida nenhuma o mais importante da minha carreira.

O Twitter na minha vida...
O twitter é um caso à parte. A princípio digo que essa coisa funciona mesmo. Entrei por indicação de uma amiga e fui postando fotos e twittadas sobre o meu trabalho. Isso despertou interesse de muita gente. Meu número de seguidores cresce a cada dia. Faço periodicamente sorteios de produtos que também trazem muita gente nova. O twitter me trouxe muita coisa boa, profissionalmente falando. É sem dúvida uma ferramenta de exposição muito boa. Várias boas oportunidades surgiram por lá.
Sou namorada do Renan Augusto, ele é músico, da banda HORI (banda que tem o FIUK, ator de malhação, como vocalista) e as fãs deles, que são muitas, consequentemente viraram minhas fãs também e admiram meu trabalho, me ajudam em tudo, como na campanha #DeiaNoMaisVoce, que foi um sucesso. Eu só tenho a agradecer a todos que me admiram, que estão ao meu lado e me ajudam.
(Ela tem mais de 3000 seguidores no twitter!!!!!)
Hoje em dia meu atelier é focado nos bolos decorados, minibolo, cupcakes e nos docinhos finos. Forneço os mesmos para todos os tipos de eventos, desde festas informais a casamentos. Sem dúvida sou uma pessoa realizada, mas que ainda tem muito a realizar, e posso dizer que amo o que faço!!
Amo os animais, principalmente cachorros, tenho uma labradora linda a Nina, companheira para todas as horas.
Para encontrá-la
#DeiaNoMaisVoce












Daniela Meira - produtora de culinária do Programa Mais Você

3 comentários:

Vera Figueredo disse...

Eu conheço bem essa chefinha e minha amiga boleira e amiga de coração.
Esse post descreve exatamente oq ela é.
Adorei a participação dela no Mais Voce, foi mais q merecida.
Parabéns pelo maravilhoso blogue
Bjo
Vera Figueredo

AndreaDoces disse...

Dani mais uma vez obrigada por tudo!!! Essa semana foi incrível para mim, vamos manter contato!!
Beijos
Deia

Lélih Haubert disse...

Claro,é a Deds!rs *-*
Conheci a Andrea por causa do Re(namorado dela), mas foi ver as fotos de seus trabalhos que foi amor à primeira vista! A vocação dela fica evidente a cada bolo, a cada docinho. Ela merece muito mais reconhecimento do que já está tendo e no que eu puder ajudar(em campanhas como #Deianomaisvocê) ela poderá contar sempre!

Ah, Dani, parabéns pelo excelente blog!

Bjs!