terça-feira, 8 de junho de 2010

Prazeres da Mesa - Melhores do ano 2010

Nesta terça-feira, dia 08/06, aconteceu a premiação dos Melhores do Ano, da Revista Prazeres da Mesa. Todos os indicados, só pelo fato de constarem na listagem concorrente, já são grandes vencedores, pois a disputa é árdua e neste ramo o limiar entre o ótimo e o excelente é muito tênue.
And the Oscar goes to...

CHEF DO ANO - Roberta Sudbrack, Roberta Sudbrack, Rio de Janeiro, RJ
Pesquisadora incansável e com criatividade em frequente ebulição, ela tem o mérito de levar para a alta gastronomia ingredientes menosprezados e nada óbvios. Ávida pesquisadora, ela encara com paixão e diversão esse resgate para os polos gastronômicos de produtos esquecidos em algum interiorzão do Brasil.


CHEF REVELACAO - Eudes Assis, Seu Sebastião, São Sebastião, SP
Em franca ascensão, escolheu a bela Praia de Maresias, no Litoral Norte paulista, para aportar e lapidar seu talento. Lá, com base na fartura e no frescor dos pescados e frutos do mar, desenvolve uma instigante cozinha caiçara.

SOMMELIER DO ANO - Daniela Bravin, Ici Bistrô, São Paulo, SP
Dona de uma tatuagem que estampa a expressão In vino veritas, a jovem não é moderna só no visual. Ela foge das formalidades do mundo do vinho e a cada dia conquista espaço nesse meio tão masculino.
 
RESTAURANTE DO ANO - Maní, São Paulo, SP
Arrojado, moderno, inovador. Elogios não faltam para falar da casa comandada pelos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo. Ali, a dupla dá uma nova roupagem a ingredientes e brinca, com propriedade, com sabores.

BAR DO ANO - Bottagallo, São Paulo, SP
Uma novidade daquelas que já começam com a certeza de sucesso. Na proposta, gastronomia de primeira e bons vinhos num ambiente descolado que todo bar precisa ter. O projeto leva a assinatura da experiente Cia. Tradicional do Comércio, com a Adega Santiago.

BARMAN DO ANO - Marcello Vasconcelos, Pandoro, São Paulo, SP
Alquimista de sabores que sabe traduzir muito bem esse dom para a coquetelaria. Cria e recria coquetéis com maestria, tem paixão por spirits de mais corpo como o gim, a tequila e o saquê. É ainda um grande apreciador de vodca.
BARISTA DO ANO - Yara Castanho, Suplicy Cafés Especiais, São Paulo, SP
Como uma artista, ela sabe manejar com delicadeza este ingrediente tão especial: o café. Dona de duas características essenciais para a profissão, a precisão e a criatividade. Atributos que lhe conferem este prêmio também em 2009.

RESTAURANTE DE COZINHA BRASILEIRA - Mocotó, São Paulo, SP
Primeira casa a chegar ao bicampeonato. O lugar é um dos mais celebrados nos últimos anos. Justamente por não fugir da essência de reverenciar as raízes da culinária nordestina. Assim, mesmo com um chef no comando, o jovem Rodrigo Oliveira, ganha por manter a mesma simplicidade de quando foi aberta, em 1973.
CHEF PATISSIER - Marcelo Magaldi, Buffet Fasano, São Paulo, SP
É dele uma tarefa de responsabilidade. Assinar as receitas de doces, pães e sorvetes desse renomado bufê, responsável por algumas das festas mais exclusivas do país. Ele absorveu como ninguém o conceito e o peso que a grife Fasano carrega.

BANQUETEIRO DO ANO - Carlos Bertolazzi, C.U.C.I.N.A., São Paulo, SP
Ele é versátil e curioso, traços de sua personalidade que, claro, refletem em sua cozinha. Assim, ganha pontos muito importantes e indispensáveis a um chef que decide trilhar o caminho de chef banqueteiro.

BRIGADA DO ANO - Fasano, São Paulo, SP
O tempo passa, novos e bons restaurantes abrem e ele não perde o posto de um dos melhores da cidade. Ao lado da cozinha, um dos motivos é o atendimento primoroso e elegante, marca registrada do nome Fasano.

ARTESAO DA GASTRONOMIA - Companhia das Ervas, Morungaba, SP
Está enraizada no interior de São Paulo, numa privilegiada região montanhosa de clima ameno, o que lhe garante terra mais que fértil. Ou seja, terreno perfeito para as mais de 70 espécies de ervas e especiarias que produzem e dão origem também a uma linha imensa de produtos gourmets.

RESPONSABILIDADE SOCIAL NA ALIMENTAÇAO - Instituto Maniva
Essa associação sem fins lucrativos é um exemplo de que a gastronomia pode, sim, funcionar como instrumento de transformação social. Munidos de prazer e muita ética, esse projeto criado pela chef Teresa Corção, em 2007, trabalha, em várias regiões do país, para proteger a herança familiar e a biodiversidade agrícola. Ainda incentiva a comunidade a descobrir meios de geração de renda, com ações como capacitação profissional por meio da culinária.

PERSONALIDADE DO VINHO - Manoel Beato, Grupo Fasano
No currículo, ele carrega a formação de barman, sommelier, com especialização na França. Bagagem que lhe rendeu chefiar as adegas das casas do Grupo Fasano. Mas ele é muito mais que um sommelier, é um poeta do vinho, que conhece não só os segredos que estão na taça, mas toda a cultura que envolve os produtores e cada região.

PERSONALIDADE DA GASTRONOMIA - Vicente La Pastina, Grupo La Pastina
Em 1947, numa São Paulo bem diferente da atual, esse filho de imigrantes italianos fundou uma pequena loja. Ficava na Rua Santa Rosa, no Brás, e comercializava cebola, batata e especiarias. O negócio cresceu com a cidade, especialmente na década de 50, com a chegada dos produtos importados. Ao longo desses 63 anos de história, o patriarca fez questão de que a empresa, hoje um grande grupo, não perdesse nunca a essência familiar. Hoje, La Pastina e World Wine formam um gigante que ajuda a movimentar a gastronomia brasileira.

CASA ESPECIALIZADA - Maria Brigadeiro, São Paulo, SP
Juliana Motter cresceu fazendo brigadeiro. Sempre que tinha uma festa, ela era escalada para o ofício. No boca a boca, a iguaria foi ganhando fama, e Juliana teve de escolher se seguia a carreira de jornalista ou se levava a coisa a sério. Levou. E deu tão certo que os brigadeiros da doceira estão entre os mais festejados do mundo gourmet.

O júri foi composto por pessoas de peso na área: Ailin Aleixo, Alain Poletto, Alessandra Blanco, Alex Atala, Alexandra Forbes, André Saburó, Andrea Kaufmann, Bella Masano, Bete Duarte, Beto Pimentel, Blog Alhos e Passas, Caio Alonso, Camila Landi, Carlos Alberto Dória, Carlos Ribeiro, Carole Crema, Cassio Piccolo, César Adames, César Santos, Flávia Quaresma, Juarez Campos, Christian Burjakian, Christian Formon, Claude Troisgros, Claudia Freyre, Didú Russo, Diogo Carvalho, Duca Lapenda, Ed Motta, Edinho Engel, Edu Passarelli, Elaine Fudoli, Emmanuel Bassoleil, Ensei Neto, Ernesto Arahata, Fabíola Toschi, Fabrice Le Nud, Flavio Federico, Flávio Miyamura, Franco Ravioli, Fréderic de Mayer, Georgia Franco de Souza, Gil Mesquita, Gisela Brandão, Gustavo Andrade de Paulo, Helena Rizzo, Heloísa Bacellar, Ivo Faria, Jô Barros, Joca Pontes, Jorge Bandeira, Jorge Lucki, José Barattino, José Luiz Pagliari, Josimar Melo, Juliana Reis, Juscelino Pereira, Luciana Lancelotti, Marcelo Katsuki, Lamberto Percussi, Luciana Fróes, Mara Mello, Marcelo Bergamo, Marcelo Malta, Marcos Santo Mauro, Maria Victoria, Mariana Valentini, Maurice Bibas, Miguel Icassatti, Mônica Rangel, Tsuyoshi Murakami, Patricia Schmidt, Paulo Barros, Rafael Barros, Raphael Despirite, Renata Braune, Renato Carioni, Ricardo Bohn Gonçalves, Ricardo Castilho, Roberta Malta, Roberto Ventura, Roland Villard, Rosa Moraes, Silvia Percussi, Simone Bert, Tadeu Masano, Tatiana Damberg, Tatiana Szeles, Teresa Corção, Tereza Paim e Viko Tangoda.

Essa é a sétima edição de nosso concurso Carta de Vinhos, criado para premiar as boas iniciativas em prol do vinho. Nesse tempo, percebemos uma gigantesca evolução do setor no país e, hoje, sommelier e carta de vinhos, em um restaurante, têm quase a mesma importância de chef e cardápio. É na próxima edição da revista, em julho, que traremos os grandes vencedores desse prêmio (confira as categorias abaixo), coordenado por nosso colunista Maurice Bibas.

Parabéns a todos


Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

3 comentários:

BARRACA DAS BAIANAS disse...

afff!!! eu viajei agora em todas as maioneses mim vendo nesta lista kkkk imagina eu? mais vc ter mim levado na ANA MARIA pra mim já é um verdadeiro trofeu,beijos mil.

lilica disse...

Ótimo seu blog!! Adorei! Aqui, vamos fazer o percurso do Comida de Buteco daqui do Rio??? Beijosssss

Ligia Terra disse...

Adoro este blog...