quarta-feira, 14 de julho de 2010

Será que arde?

Sim, eu confesso. EU ADORO PIMENTA!!!! Como pimenta do café da manhã ao jantar. No lanche e com sorvetes!!! Existe uma sobremesa mexicana que eu adoro e é simples...Corte pedaços de melancia, salpique um pouco de sal e pimenta. NOSSA!!!! Fica o máximo.
Tenho diversos tipos de molho de pimenta aqui em casa e quem me conhece, sabe.... Onde tem pimenta, eu estou presente!
Eu li esta reportagem no Paladar do Estadão este mês e achei muito bacana.Para quem gosta de pimentas...
Olhando esta pimenta, fico imaginando a ardência que existe em um pequeno pedacinho...Deve ser de chorar mesmo!
Quando a pimenta biquinho apareceu, fez fama por não ser ardida e em pouco tempo virou mania. Mas a moda agora é outra: quanto mais quente, melhor. As pessoas estão querendo pimentas cada vez mais fortes. Se fizer chorar, então, perfeito. Vale até provocar suadouros e desmaios.
A pimenta sensação atende pelo nome nada simpático de Bhut jolokia. É chamada também de pimenta-fantasma ou simplesmente de jolokia, como é mais conhecida. Seja qual for o nome, o fato é que ela é a pimenta mais forte do mundo - por enquanto - e isso não é força de expressão.
A jolokia foi criada em Tezpur, na Índia, há dez anos, fruto de um cruzamento entre as pimentas mais ardidas de que se tinha notícia. Sua pungência ultrapassa 1 milhão na escala Scoville. (Uau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
Atraiu as atenções e espalhou-se pelo mundo, provocando lágrimas e fortes emoções. Pimenteiros em grupos de discussão já fizeram apologia dela e há até teses sobre o seu poder de fogo - a jolokia tem o dobro da pungência de variedades como a red sativa, a scotch bonnet e a habanero. Na internet, diversos sites vendem sementes de jolokia e frutos prontos para o consumo.
Claro que vou comprar as sementes para poder salpicar um pouco nos meus caldos, sopas, carnes...

Por que um fruto que queima a boca faz tanto sucesso? Os especialistas têm uma boa explicação: pimenta vicia. "A pungência é interpretada como uma queimadura e o cérebro libera endorfina para combater o desconforto. Assim, a pessoa sente bem-estar. É uma espécie de recompensa", diz Arlete Marchi Tavares de Melo, pesquisadora de hortaliças do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).


Mais que fã confesso, Nelusko Linguanotto Neto, dono da Bombay Food Services, admite ser um desses viciados em pimenta. De manhã, toma cápsulas "para garantir a pimenta do dia". "Vai que não consigo almoçar ou jantar", brinca o autor do Dicionário Gastronômico de Pimentas.
O ardor e o aroma da pimenta dependem de centenas de substâncias. Mas a pungência é causada principalmente pela capsaicina, substância presente em células da placenta, onde se ligam as sementes. É por isso que muita gente se confunde, achando que as sementes causam o ardor.
"Basta um leve toque nas células da placenta para que elas liberem a capsaicina e ‘contaminem’ as sementes e o fruto. A região mais ardida da pimenta é sempre o terço superior, perto do cabo", explica a Arlete.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: