quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O outro lado do brócolis!

É tão fácil fazer uma sopinha com um ingrediente e um tablete de caldo de legumes ou o sabor que você preferir e tomar nestes dias frios e chuvosos... Além disso ter a certeza que nesta sopinha não foi acrescida de amido de milho ou farinha para ficar cremosa!! Eu estava lendo uma matéria sobre artrite e me deparei com o brócolis.
Faça assim: depois de limpar o brócolis, coloque-o em uma panela e cubra com água e 1 tablete de caldo (do sabor que quiser). Deixe ali fervendo enquanto o brócolis cozinha. Depois de uns 20 minutos transfira tudo para um liquidificador e bata. PRONTO!!! Seu jantar está servido!! Se quiser, cozinhe junto 1 cebola e 1 dente de alho. Na hora de servir, se quiser encrementar, coloque um ovo poche por cima e tempere a gosto. Uma pimenta é sempre bem vinda. E se você for mais chique, acompanhe com torradinhas e azeite! Huuummmm!!!
Rico em um composto fitoquímico chamado sulforafano, o brócolis vem sendo considerado por cientistas uma arma importante no tratamento da osteoartrite - forma mais comum da artrite. Essa substância é fundamental para a proteção de ossos e articulações, destaca uma pesquisa recente realizada na Inglaterra.

“O sulforafano presente no vegetal pode diminuir a destruição da cartilagem. Agora, nos resta confirmar se essa substância pode penetrar nas articulações e reverter o processo da doença”, disse Ian Clark, professor da Universidade de East Angliaum e um dos responsáveis pelo estudo.

Para os cientistas, a descoberta é vital para países em que a taxa de envelhecimento é alta. Os tratamentos atuais contra a artrite incluem remédios para dor ou operações para colocar próteses nas articulações. “A descoberta pode significar a prevenção da doença, bem como uma melhora significativa em todas as formas de tratamento”, enfatiza Clark.

Osteoartrite – Doença degenerativa, a osteoartrite destrói gradualmente a cartilagem presente nas articulações. As regiões mais afetadas são as mãos, os pés, a espinha dorsal, o quadril e os joelhos, principalmente de pessoas idosas.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: