sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Abacate te faz dormir!

Dormir é tão importante para viver bem quanto comer direito e fazer exercícios.
Sim, sabemos que o ideal é fazer tudo direitinho. Comer só o que necessitamos, fazer exercícios sempre e com sorriso no rosto, dormir pelo menos 8h por noite, tomar muita água e cuidar do planeta. Mas...para fazer tudo isso e ter um dia mega agradável, que te dê motivos para sorrir sempre, mesmo que esteja comendo jiló... o dia deveria ter pelo menos 35 horas... E POR QUE INVENTARAM ESSA TAL DE INTERNET, que te consome, te faz concorrer o tempo todo CONTRA O TEMPO? Não existe mais tempo livre para ficar curtindo o nadismo. Essa louca e desenfreada corrida contra o tempo SEMPRE, SEMPRE é desfavorável para nós, simples mortais que ainda precisamos de regras para viver bem!!!!! Se fossemos evoluídos não teríamos regras para viver bem... Por que o tempo anda tão mais rápido do que quando comíamos papinha e dormíamos o resto do dia!

Bom, voltando...Tem noite que o sono não vem? (SIM!!!!!). Ponha fé no abacate (será?). Tudo bem, ele tem gordura, mas essa gordura é boa. E oferece vitaminas que ajudam você a se entender melhor com o travesseiro. A vitamina B3 equilibra os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. Já o ácido fólico funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir bem.
Quanto consumir: 1/2 abacate pequeno, 3 vezes por semana

E para você ficar mais feliz...que tal uma receita de Guacamole, aquela iguaria típica da culinária mexicana, servida em muitas preparações de almoço ou jantar. É basicamente um purê de abacate (ou avocado), que funciona como um complemento da salada. Sabia que a origem do nome (indígena) é mega estranho?
Olha só:

Guaca = testículo (pelo formato) e mole = nome genérico de molho....UI!!!!
Mesmo que o verdadeiro “mole” seja totalmente diferente do que achamos, ele leva na sua composição chocolate... (mesmo explicando ficou cada vez pior, né?). Esqueça o que disse e se achar um abacate bacana, faça esta receita. Ela é show!!!


GUACAMOLE

INGREDIENTES:
- 1 abacate médio
- suco de 1 limão médio
- 2 tomates médios sem sementes e picados
- 1 pimenta dedo-de-moça cortada ao meio e sem sementes (eu coloco as sementes junto) picada
- folhas de 1/2 maço médio de coentro picadas
- 1 cebola média picada (eu uso a roxa – a mesma do ceviche)
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- sal a gosto

MODO DE PREPARO:
Descasque o abacate, retire o caroço e coloque a polpa num prato fundo. Amasse com um garfo, deixando alguns pedaços sem amassar e regue com o suco de limão. Adicione o tomate, a pimenta, o coentro, a cebola, o azeite de oliva e o sal e misture. Sirva em seguida.

- Para acompanhar o guacamole, use tortilla pronta ou salgadinhos de milho.
- Sirva o guacamole logo depois de pronto, para evitar que o abacate escureça e fique amargo. Caso não sirva imediatamente, conserve o guacamole na geladeira junto com o caroço do abacate!

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: