terça-feira, 30 de novembro de 2010

Harmonização de Azeites

A harmonização do azeite pode ser considerada ainda mais complexa do que a do vinho, já que a bebida e os alimentos são degustados de forma alternada, enquanto o azeite é provado de maneira simultânea.
Quem faz questão de consumir um azeite de qualidade sabe que este ingrediente tem o dom de ressaltar o sabor, o aroma e a textura de um prato. Mas este casamento gastronômico pode ser ainda mais prazeroso, se a refeição for preparada com o tipo mais adequado de azeite.

Assim como o comer bem barato, onde existe ma degustação às cegas de vinho, as características do azeite são moldadas a partir de uma série de fatores. O tipo de azeitona, o terroir e a forma de produção e cultivo definem a intensidade, o amargor, a acidez e o toque frutado de cada azeite.

Para buscar uma refeição mais harmoniosa o ponto mais importante é saber que  a combinação do azeite extra-virgem, que deve possuir uma acidez de no máximo 0.8%, é feita por semelhança e não por contraste. Assim, os azeites menos ácidos devem ser harmonizados com peixes e carnes brancas e são ótimos para temperar as folhas das saladas.

Os de acidez média casam perfeitamente com carnes vermelhas, frutos do mar mais suaves, como camarão e lula, e saladas de tomate e palmito. Já os azeites mais encorpados, como o azeite português Torre de Belem e o italiano Riserva D’oro, distribuídos pela Vida Alimentos, são excelentes complementos para os alimentos de sabor mais pronunciado como aspargos e queijos fortes.

Procedências e características
Outra maneira de combinar de forma harmoniosa o azeite com os alimentos, é analisar a região onde as oliveiras foram cultivadas. Em geral, os azeites produzidos em Portugal vêm do Norte do Alentejo e apresentam aroma frutado e suave, com sabor herbáceo, de frutas verdes, e notas amendoadas. Estas características tornam o azeite português um excelente acompanhamento para alimentos marcados pelo sal, por aromas fortes (peixes, queijos, cogumelos e frutos do mar) e por especiarias.
Já o azeite de oliva italiano caracteriza-se pela leveza, suavidade e sabor levemente adocicado. Por possuírem mais cremosidade e serem menos acentuados, os azeites extra-virgem desta região harmonizam perfeitamente com risotos e pratos de textura mais delicada.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: