terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dicas de Natal

Final de ano todo mundo quer fazer bonito para os amigos e parentes e isso também significa inovar na ceia. Algumas dicas podem ajudar a facilitar seu dia e dar um saborzinho a mais naqueles alimentos natalinos. E só você vai saber qual o segredo!
Castanhas portuguesas:
Elas são uma delícia mas tirá-las da casca, depois de serem cozidas nem sempre é uma tarefa tão agradável. Para facilitar esta operação assim que cozinhar as castanhas, coloque-as imediatamente em água gelada e dê um choque térmico de 30 segundos. As cascas se soltam com mais facilidade.

Uvas passas:
Quer dar um sabor a mais para as uvas passas? Cozinhe-as no vapor por 5 minutos e ainda quente coloque-as no rum ou cachaça. Outro sabor especial pode ser incorporado se forem fritas na manteiga.

Frutas oleaginosas:
Você sabia que fica mais fácil abrir as cascas das frutas oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas, pecã congeladas? Faça o teste: deixe-as no congelador no mínimo por 8 horas e quebre-as ainda congeladas. A casca quebra facilmente e a fruta ainda sai inteira!

Frutas cristalizadas:
Envolva as frutas cristalizadas e uvas passa em farinha de trigo antes de juntar na massa do bolo ou do panetone. Com isso elas se "prendem" na massa e ficam no mesmo lugar enquanto estiver assando o bolo ou panetone e não ficam acumuladas no fundo da fôrma.

Purê de batatas:
Dê um sabor especial juntando às batatas, mandioquinha cozinha e 1 gema. Amasse tudo junto bem rápido e ainda quente.

Amêndoas:
Todo mundo sabe que amêndoas sem a pele ficam muito mais gostosas. Mas a preguiça e o cansaço de final de ano nem sempre ajuda não é mesmo? Para facilitar, ferva por 2 minutos as amêndoas e tente tirar as cascas. Elas saem muito mais fácil e rapidamente.

E boa ceia!!

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: