segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Orégano Nosso de Cada Dia!

Orégano - O nome vem do grego oros y ganos que significa alegria da montanha. Aquelas montanhas mediterrâneas, recobertas por esta erva, margeadas por um mar azul brilhante que nos deu a graça de sua presença, quase que diária, em nossa culinária brasileira. Aprendemos a gostar desta erva por ela mesma e por causa dos italianos.
Soube outro dia que ela era preciosa na medicina grega, foi levada de lá para cá durante as conquistas romanas e que até perfumou vinhos!! Um gosto inusitado, não?
Os americanos conheceram o orégano como manjerona selvagem, mas após a Segunda Guerra, se familiarizaram com seu uso na Europa e passaram a chamá-lo de orégano também.
Esta erva da pizza (!!) também é amplamente usada em massas, molhos, carnes, frangos, carneiro (principalmente na Grécia) e porco

Segundo Rosa Nepomuceno (autora do livro Viagem ao Fabuloso Mundo das Especiarias) quando você comprar o orégano fresco evite lavar suas folhas, limpe-as com um pano ou papel de cozinha seco. Eu sei, dá trabalho, mas você não vai limpar todos os dias, quilos e quilos de orégano, não é? Você também pode amarrar os galhos e pendurá-los de cabeça para baixo, à sombra, ou deixarsobre papel de pão, em local arejado para secar.

Os óleos essenciais do orégano são ricos em polifenóis, que protegem as células, inibindo o envelhecimento. Tem propriedade digestiva, antiviral, antiinflamatória, é levemente diurética, antidiarreica e antifúngica.

Na medicina popular, pode-se fazer um ótimo chá para suar, bom para resfriados, tosse, para expectorar, até alivia dores de cabeça. Mas atenção: recomenda-se uso moderado do orégano durante a gravidez e a lactância.

Vai um chá de orégano?

Ingredientes
2 colheres (chá) de orégano desidratado
1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo
Ferva a água e, em seguida, coloque o orégano. Desligue o fogo, tampe a xícara de água e deixe abafado por 5 minutos. Coe e sirva-se! Sempre que estiver tomando um chá com fins medicinais, se possível não adoce. As propriedades do alimento serão mais intensos sem o uso de açúcar ou adoçante. Tome 2 ou 3 vezes ao dia

(foto: mundodamari.wordpress.com)

Daniela Meira – produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: