quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pimentas que ajudam a emagrecer

Eu adoro pimentas...
Do café da manhã à última refeição do dia e não me canso em admirar os diversos formatos, cores, sabores e principalmente seu poder picante...

Os benefícios da pimenta são conhecidos há muito tempo. Nas Américas, o fruto já era usado até para aliviar dor de dente e de estômago. Isso há pelo menos dois mil anos. E desde então quem coloca a pimenta no dia-a-dia está levando, além de tempero, uma série de medicamentos naturais como analgésico, antiinflamatório, xarope, vitaminas – benefícios que os povos primitivos descobriram há milhares de anos que agora estão sendo comprovados pela ciência.

Uma pesquisa recém-concluída na Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) comprovou que a pimenta diminui mesmo o risco de doenças cardiovasculares, maior causa de mortes no Brasil, segundo uma matéria exibida no programa Globo Repórter, da Rede Globo.

E o que dizer da queima de calorias? 
Eu estava lendo a Revista Saúde! onde falava de algumas pimentas e uma pequena lista das que mais queimam calorias durante a digestão... Claro que para conseguir algum resultado satisfatório, a frequencia de pimentas a serem ingeridas por pessoa deve ser diária, constante e se possível, aumentar as doses conforme o tempo for passando... para mim é um prazer, mas nem todos podem se arriscar a comer este tempero todos os dias, sempre, principalmente depois de ter atacado 1 caixa de bombons por causa de algum estresse no trabalho ou briga com o namorado... (por que a gente não se vivia em comer cenouras? alface? ou pepinos???? PORQUE???????)

O equilíbrio é sempre a melhor resposta, PARA TUDO
Coma pimenta sim, mas não com o propósito de emagrecer.
(Coma bombons sim, mas não com o propósito de esquecer!)

Abaixo, a curiosa lista das pimentas que mais provocam a queima de calorias durante a digestão

1º Habanero
Originária da região que vai do México à América Central, era cultivada pelos maias antigos. Sua coloração varia, mas sempre tem um sabor que persiste na boca.

2º Malagueta
Parente da mexicana tabasco, é a mais consumida entre as pimentas cultivadas em nosso país e a segunda que mais ajuda a emagrecer. (adooooooorooo!!)

3º Caiena
Anda mais famosa nos laboratórios do que na cozinha. Não faltam estudos, como o realizado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostrando que também ajuda a livrar as artérias das gorduras nocivas. (isso é bom, hein)

4º Cambuci e Cumari
Igualmente ardidas, empatadas no quarto lugar, a cambuci é grandalhona e mais adocicada. Já a pequenina cumari, nativa da região amazônica, chega a ser levemente amarga.

5º Jalapeno
O consumo desta pimenta mais uma de origem mexicana anda associado à prevenção do tumor de próstata, além de acelerar a queima calórica.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: