sexta-feira, 20 de maio de 2011

Várias dicas para perder peso

Algumas dicas para uma grande perda de peso

Coisas boas vêm em pequenos pacotes - Divida comidas ricas em calorias, como queijo e chocolate, em pequenos pedaços. Vai parecer que você está tem mais do que realmente tem.

Hidrate-se! - Torne um hábito pegar um copo d’água ao invés daquele salgadinho gorduroso. Isso ajudará na saúde como um todo e também no comprimento da sua cintura. Portanto, beba água! Adicione algum sabor em seus 6-8 copos diários com uma fatia de limão ou lima.

Ervalize-se! - Abasteça sua prateleira de condimentos e comece a cuidar de um pequeno jardim de ervas na janela de sua cozinha. Condimentos e ervas dão um sabor fantástico nas comidas sem adicionar gordura ou calorias.

Emagreça sua sopa - Faça uma grande quantidade de sopa e esfrie ela antes de comê-la. Quando ela esfria, a gordura irá subir à superfície e você poderá retirá-la.

Empacote aquele jantar - Em restaurantes onde você sabe que servem grandes porções, peça ao garçom para colocar metade da sua refeição em uma embalagem para viagem antes de trazê-la à mesa. Reservando a comida antes de você começar sua refeição ajudará você a controlar a sua quantidade de comida.

Ouça seus desejos - Se você estiver desejando algo doce, come algo doce – apenas escolha um lanche saudável (ex.: fruta) ao invés de um sorvete altamente calórico. A mesma coisa para desejos crocantes – por exemplo, tente uma xícara de pipoca de microondas ao invés de salgadinhos. É uma troca inteligente!

Facilite suas ações - Se você não está acostumado a comer muitas frutas e vegetais, comece devagar. Junte frutas e vegetais à comida que você está acostumado a comer. Coloque salada em seu sanduíche ou coloque frutas em seu cereal.

Procure por palpites gordurosos - Quer uma forma fácil de identificar alimentos com alta taxa de gordura? Fique de olho nestas palavras: gratinado, parmegiana, tempura, alfredo, cremoso e carbonara, e aproveite-os com moderação.

Não seja multitarefa enquanto come - Se você estiver trabalhando, lendo ou vendo TV enquanto come, você não vai prestar atenção para o que estará indo para sua boca – e você não estará aproveitando cada mordida. Hoje, toda vez que você estiver em uma refeição, sente-se. Mastigue calmamente e preste atenção aos sabores e texturas. Você irá aproveitar melhor sua comida e comerá menos.

Prove algo novo, aumente seu repertório de comida, você poderá descobrir que gosta de mais comidas saudáveis do que pensava. Experimente uma nova fruta ou hortaliça (já experimentou alguma vez lichia, catalonha, tamarindo ou fruta do conde?).

Conheça seus tamanhos de porção - É fácil subestimar o quanto você está comendo. Hoje, não apenas estime as coisas, tenha certeza. Pergunte o quanto vem em uma porção, leia os rótulos, meça sua comida. E aprenda porções equivalentes: Uma porção de massa, por exemplo, deve ser mais ou menos do tamanho de uma bola de tênis. Tome as rédeas de suas decisões!

Não desista dos molhos - Se você adora molhos cremosos e caldas, não elimine eles de seu plano alimentar completamente. Apenas use queijos leves semi-desnatados e maionese ao invés de outros com mais gordura.

Aprenda a fazer substituições saudáveis - Troque comidas não tão saudáveis por similares saudáveis. Hoje, encontre um substituto que você goste: Use leite desnatado ou semi-desnatado; experimente pão integral ao invés do brancos.

Leve almoço pro trabalho amanhã - Embrulhar o almoço ajudará a controlar seus tamanhos de porção. E também é uma boa alternativa aos restaurantes e deliveries, onde fazer escolhas saudáveis todos os dias pode ser desafiador (sem mencionar os preços). Eu fiz isso por um bom tempo no trabalho.

Coma sobremesa - Você não deve negar a você mesmo todo o tempo. Faça-se um convite agradável, mas desta vez aproveite algo sem culpa — garanta que você esteja praticando o controle de porções e compense exageros se exercitando um pouco mais ou evitando o lanche da tarde.

Escove seus dentes após cada refeição e lanche - Este será um sinal para sua boca e sua mente, que é hora de parar de comer. Escovar os dentes também dará à sua boca uma sensação boa que você não irá querer estragar por qualquer coisa. No trabalho, tenha uma escova de dentes em um estojo junto com uma pasta de dentes em sua gaveta.


Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Um comentário:

Nane Cabral disse...

Dani, estou precisando de dicas para emagrecer, exagerei no período de férias e fiquei empurrando pra frente o plano do regime. Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com