sexta-feira, 17 de junho de 2011

Os dez mandamentos da boa alimentação

Como um mandamento. Imprima e leia regularmente!

1. Mastigação: processo fundamental para uma boa digestão! Mastigue pelo menos 30 vezes antes de engolir para que o alimento seja devidamente triturado e seus nutrientes sejam melhor absorvidos.

2. Muitas vezes ao dia: alimente-se de 3 em 3 horas, fazendo no mínimo 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis entre as refeições principais. Evite pular refeições!

3. As coloridas são as melhores: coma pelo menos 3 porções de hortaliças e 3 porções de frutas diariamente. Elas possuem uma boa quantidade de vitaminas e minerais, além de fibras, que equilibram e desintoxicam o corpo.

4. Consumo de industrializados: evite consumir alimentos industrializados (enlatados, refrigerantes, biscoitos doces e recheados, empanados, embutidos etc), pois eles comumente contêm alta concentração de sódio e aditivos químicos que fazem mal à saúde

5. Água: beba pelo menos 2 litros de água (6 a 8 copos) por dia, dando preferência para seu consumo no intervalo entre as refeições. A água é essencial para o bom funcionamento intestinal.

6. Açúcar: o açúcar branco tem sido considerado o mal do século, intoxicando o corpo e causando inúmeros malefícios à saúde. Esforce-se para ficar longe dele e não deixar que esse vilão agrida sua saúde! Modere o seu uso ou corte-o de sua alimentação.

7. Evite as gorduras: tenha cuidado com a quantidade de gorduras saturadas e trans que você consome, fique alerta aos rótulos! Dê preferência por alimentos que contenham gorduras mono e poliinsaturadas (azeite, peixe, castanha etc).

8. Dar preferência a grãos integrais: aumente o consumo de grãos integrais, pois eles possuem uma maior quantidade de vitaminas, minerais e fibras do que os refinados. Caso não seja economicamente possível para você, adicione uma colher de sopa de farelo de arroz em algumas preparações.

9. Mão na consciência: responsabilize-se pelo o que você come. Saiba que o que você ingere está afetando direta ou indiretamente sua saúde. Faça da alimentação uma aliada do bem estar e da qualidade de vida para você e sua família

10. O que gosta: pelo menos uma vez por semana, coma o que mais gosta, com moderação. Isso vai facilitar na sua reeducação!

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: