quinta-feira, 14 de julho de 2011

Gastronomia histórica no Vale do Café


Olha o que vai rolar neste mês...
Jantares inspirados nos barões e baronesas do século XIX! Os pratos que serão servidos misturam sofisticação européia e delícias brasileiras

A historiadora Ana Roldão preparou para o Festival Vale do Café, que acontece em Vassouras (RJ) e arredores entre os dias 22 e 31 de julho, uma viagem pela história da alimentação e das artes da mesa.

Nos dois sábados do evento, no Eco Resort de Vassouras, serão servidos jantares com menus elaborados através de uma pesquisa sobre as preferências alimentares dos Barões, da Família Imperial Brasileira, tropeiros que passavam no Vale do Café e a comida dos escravos africanos, até a exuberância de cores e sabores dos alimentos no Brasil.

O primeiro banquete, no dia 23, homenageia Eufrásia Teixeira Leite. Uma mulher a frente de seu tempo, já que em pleno século XIX, muito rica, não se contentava em apenas gastar o seu dinheiro, mas procurava as melhores oportunidades para investi-lo. Eufrásia foi também o grande amor da vida de Joaquim Nabuco, mas contrariando os costumes, não quis casar-se. Em uma mistura de ingredientes europeus e brasileiros, uma salada de pato com crocante de batata doce e molho de jabuticaba é a entrada da noite. Camarões, cuscus, coelho e frutas tropicais fazem do restante da refeição um verdadeiro passeio pela cozinha dos barões.

Na segunda noite, em 30 de julho, o jantar será inspirado em Ecos de Versailles e a Corte Brasileira no Vale do Café. A influência francesa está presente nos pratos, desde a entrada até a sobremesa. Consomê de abóbora com nata fresca e um cordeiro ao vinho tinto com uvas e nozes fazem parte do cardápio.

Para fazer a sua reserva nessas noites históricas, entre em contato pelos telefones 21/3497-9277 e 21/3591-1288. Cada jantar oferece entrada, prato principal e sobremesa no valor de R$120,00, por pessoa.

Vamos?

Só para dar água na boca, dá uma olhada no cardápio...


Banquete Eufrásia Teixeira Leite

Entradas

Consomê de Palmito Pupunha
Salada de Pato com crocante de batata doce e molho de jabuticaba

Pratos Principais

Camarões sobre leito de cuscus e redução de leite de coco e especiarias
Coelho Real em Massa Folhada

Sobremesas

Delícia de Laranja com creme inglês e frutas vermelhas
Frutas tropicais glaçadas
Banquete Ecos de Versailles e a Corte Brasileira no Vale do Café

Entradas

Consomê de abóbora com nata fresca
Salada de galinha d´angola com lentilhas e canela


Pratos Principais

Tilápia com amêndoas e creme de milho
Cordeiro ao vinho tinto com uvas e nozes

Sobremesa

Sorvete de nata com calda de jabuticaba
Ovos do Céu em massa folhada



Serviço:
Vassouras Eco Resort
Endereço: Estrada Lacerda, 665 – Km 217, Vassouras – RJ.
Reservas: 21 3497-9277 / 21 3591-1288


Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: