segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Degustação vertical - Saanga Grill

Você já foi a alguma degustação vertical? Pois é. Fui convidada a participar de uma em Curitiba, dias atrás. Na verdade fui de bicão, pois minha amiga jornalista Nadia Schiavinatto me levou lá. Provar Kobe? É prá já.

O restaurante Saanga Grill (7 vezes a melhor carne de Curitiba pela revista Veja) propôs uma degustação apresentando 3 cortes da carne Kobe, começando pela menos marmorizada.

Primeiro ofereceram um delicioso palmito assado, que desmanchava na boca, acompanhado de molho chimichurri, que eu particularmente adoooooro!!!!

Na sequência, trouxeram o primeiro corte, o Bife de Chorizo, marmorizado e bem macio.



O segundo foi o Superpremium, um corte mais marmorizado e com um sabor delicioso











O terceiro foi o Steak de kobe. Um desbunde. Tem um pedaço deste Steak que é ainda mais macio e delicioso que o próprio steak.

Depois deste festival de carnes maravilhosas, me perguntaram se eu queria mais algum corte específico e, não sei porque, pedi uma picanha.

É claro que comparando os cortes que me apresentaram, depois pedir uma picanha e esperar que ela esteja bem macia, só eu mesma!!!! Só para vocês saberem, eu adooooro picanha e acho-a bem macia no Saanga. (sou cliente há bastante tempo, e sempre vou tomar um vinho tinto e petiscar carpaccio)... mas depois de tanta maciez é claro que na comparação a picanha perde feio ao kobe.

Hoje é fácil encontrar o kobe nos restaurantes de carne. E principalmente o australiano! O japonês é bem mais difícil e posso dizer que o australiano não perde nada ao japonês!

A carne é marmorizada em razão da quantidade de gordura entre as fibras. Durante a vida do gado, na ilha de Kobe, resolveram incrementar sua estadia. Os bois têm uma dieta especial, à base de cevada, e massagens diárias para espalhar a gordura. Alguns criadores chegam a usar música clássica, acupuntura e tapetes térmicos. Já imaginou?

Por outro lado, os wagyus nacionais (kobe brasileiro) são criados soltos no pasto, enfrentam um clima mais quente e só vão para o confinamento meses antes do abate.

Tendo oportunidade, vá visitar o restaurante e peça o Steak de Kobe. Parece caro, mas a experiência será recompensada!

Saanga Grill - Av. Iguaçu, 2423 - Água Verde

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: