terça-feira, 25 de outubro de 2011

Queijo Serra da Estrela

Existe o queijo Serra da Estrela, produzido em Portugal e o queijo Serra da Canastra, produzido no Brasil, em Minas Gerais. Este é feito mais de duzentos anos, e é primo distante do queijo da Serra da Estrela (Portugal), trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro. O clima, a altitude, os pastos nativos e as águas da Canastra dão a esse queijo um sabor único: forte, meio picante, denso e encorpado. Ele é tão importante que desde maio de 2008 ele se tornou patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Seu interior não é tão mole e por isso considerado de corte.

Mas voltando ao queijo da foto, o Serra da Estrela que pode ser degustado com uma colher de tão mole e cremoso que é!

Tudo começou com os Romanos, que introduziram a fabricação do queijo de ovelha na Península Ibérica. Depois desta sabedoria conquistar novos lugares e com adaptações de tecnologias de fabricação do queijo de ovelha, o clima e a raça Bordaleira, nasceu o Queijo Serra da Estrela.

A produção deste queijo obedece a técnicas milenares e os segredos estão nos pastos da região, na mistura com o leite, na paciência e arte com que se separa e mexe a coalhada e nos processos de cura. Para que se obtenha este queijo maravilhoso a câmara de cura deve ter asseguradas condições constantes de humidade e temperatura.

Deste jeito ele fica curado e permanece com seu interior mole que dá para passar no pão. Um desbunde.

O preço pode ser salgado, mas vale cada centavo. Num dia de festa, de aniversário ou em plena segunda-feira tente prová-lo acompanhado de um vinho tinto encorpado. Se dê de presente! Ou você não merece?


Eu mereço!!!!

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Um comentário:

Flávio Maia disse...

Dani,
Excelente post sobre o queijo da Serra da Estrela. Ficou marcada para mim a reportagem que o Mais Você apresentou sobre o tema em Portugal.Realmente me encantei com aquelas toalinhas que as mulheres usam; bem como a quentura das mãos. Eu particularmente acho que minha mão é quente porque nunca dou conta de fazer pão de queijo.´(já experimentei uma tantada de receitas e nada dá certo - adoto os pozinhos do supermercado)
Quanto ao queijo da Serra da Canastra, adorei sua definição do paladar do gosto. Sempre como e nunca atentei para isso. Sei que é um gosto mais forte, meio cremoso e só... Gosto muito; meu pai vive comprando pra gente (sou de MG). Mas adorei a definição! E nunca imaginei que o queijo da Serra da Canastra era parente do queiro da Serra da Estrela.
Dani, muito obrigado pelas informações do blog.
É ótimo.
Abração