segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dez alimentos para consumir o ano todo

Vamos começar a mudar os hábitos para entrar no ano-novo com uma proposta melhor de vida?
Veja se você tem esses alimentos na sua despensa. Saiba por que eles podem te ajudar, ao longo do ano, a ficar com mais saúde, mais disposição e mais alegria!

Se não tiver algum, vale passar no mercado e adquirir um pouco!

- Aveia: Controla a glicemia, prevenindo a diabetes. Rica em fibra solúvel que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e no funcionamento do intestino.

- Água: Beba, pelo menos, 8 copos ao dia para manter o corpo funcionando de maneira saudável. Não esqueça que o nosso organismo é composto de 70% de água.

- Linhaça: Rica em ômega 3, possui função anti-inflamatória e atua na prevenção de doenças cardiovasculares. Apresenta, também, grande quantidade de fibras, por isso, auxilia o funcionamento do intestino e aumenta a saciedade. Precisa ser triturada ou comprada na forma de farinha para que seus nutrientes sejam mais bem aproveitados pelo nosso corpo.

- Soja: Reduz o risco de doenças cardiovasculares e osteoporose. Além disso, previne alguns tipos de câncer e reduz os sintomas da menopausa. Vale lembrar que a soja é a única proteína vegetal com valor biológico semelhante às carnes.

- Azeite: Rico em gordura monoinsaturada, reduz e o colesterol ruim (LDL) e eleva o bom (HDL). Mas, estas propriedades só são ativadas com o azeite em temperatura ambiente, usado para temperar saladas, por exemplo. Quando aquecido, ele as perde por completo.

- Castanha do Pará: Possui as mesmas propriedades do azeite, porém, com uma vantagem: é antioxidante, ajudando na proteção celular e combatendo o envelhecimento precoce.

- Feijão: Rico em fibras, proteínas e ferro. Aumenta a saciedade e faz uma ótima dupla nutricional com o arroz integral.

- Arroz integral: Altamente mais nutritivo que a versão refinada. Com mais fibras, também age na saciedade.

- Peixes: Algumas opções merecem destaque, como salmão, sardinha, arenque e cavalinha, por serem muito ricos em ômega 3, nutriente que, além de ter ação anti-inflamatória, ajuda a preservar a memória. Contudo, lembre-se que o melhor é assar ou cozinhar. Evite fritá-los.

- Frutas cítricas: Altamente antioxidantes pelo alto teor de vitamina C, retardam o envelhecimento precoce e melhoram a imunidade.
 
Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: