terça-feira, 1 de outubro de 2013

Cereais para viver com você todos os dias!

Cerais integrais reduzem a gordura abdominal e controlam a fome 

Foto: Danilo Tanaka


Basta um pouco, todos os dias, para você sentir a diferença, depois de um tempo. Mas tem que incorporar em uma rotina essa prática, todos os dias. Pode ser fim de semana, feriado, férias ou em plena segunda-feira. Os resultados vêm sim, mas você precisa fazer sua parte. Não adianta comer um pouco de quinoa hoje e esperar que está salvando seu coração e pode comer aquele torresminho!!! Pode comer o torresminho, se isso não for uma prática semanal...
Abaixo, retirei um roteiro dos benefícios que alguns cereais podem fazer para nossa saúde, se a gente convidá-los a passar todos os dias em nossas vidas! Escolha alguns e boa saúde!

QUINOA E LINHAÇA
Benefícios: esta mistura antioxidante previne doenças cardíacas e auxilia na regeneração muscular.
Por que funciona: ricas fontes de proteína e de omega 3, 6 e 9. Por isso têm propriedades antioxidantes, que protegem o coração.

Como consumir: acrescente o mix em saladas. Use azeite extravirgem. Consumir três vezes por semana.
LENTILHA COM ARROZ NEGRO
Benefícios: melhora o sistema imunológico, combatendo as infecções.

Por que funciona: “ricos em vitaminas fundamentais para a formação de células imunes”, diz Marcella Garcez, da Abran. A lentilha é uma boa fonte de arginina, precursora na formação do óxido nítrico, que induz a ação das células de defesa.

Como consumir: todos os dias como acompanhamento.
ABÓBORA E GIRASSOL
Benefícios: melhoram o sistema imunológico.

Por que funciona: ricas em ômega-9, vitaminas A e E, que estimulam a produção das células de defesa do sangue. Uma pesquisa publicada em 2012 pelo jornal especializado Natural Chemical Biology mostrou que a semente de girassol retarda o aparecimento de certos tipos de câncer.

Como consumir: “Asse-as com sal em casa para controlar o sal”, indica Telma Sigulo, gastrônoma do HCor. Sirva como entrada ou como petisco. Consuma diariamente.
LINHAÇA E MAMÃO
Benefícios: reduzem a constipação. 

Por que funciona: riquíssimas em fibras, estimulam o funcionamento do intestino. Elas aumentam o bolo fecal, o que ajuda na eliminação de fezes e gases. Uma pesquisa publicada em 2011 pela Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano ratifica a ação da linhaça na constipação em idosos.

Como consumir: a mistura vai bem em sucos e principalmente no café da manhã diário. E aumente o consumo de água. Aproveite a polpa do mamão. Do contrário, as fibras formam uma “pedra” no intestino, o que dificulta sua eliminação.
MELÃO, CASTANHA-DO- PARÁ E CHIA
Benefícios: controlam os sintomas da TPM
Por que funciona: o melão tem baixas calorias, é fonte de potássio, que ajuda na eliminação de urina, e diminui o inchaço da TPM.
“A chia é rica em ômega-3, um antioxidante que aumenta a vasodilatação, ajuda na redução de cólicas, e na eliminação de líquidos”, diz a nutricionista Karla Leal (RJ). A castanha-do-Pará é fonte de vitamina B6: leva à produção de serotonina que diminui a depressão. Rica em selênio, melhora as defesas orgânicas.

Como consumir: sobremesa durante a TPM.
ARROZ INTEGRAL E GERGELIM
Benefícios: reduz a gordura abdominal e controla a fome.

Por que funciona: rico em fibras, o arroz contribui para o controle da fome. “As fibras melhoram o funcionamento do intestino, reduzem o colesterol e ainda evitam picos de insulina”, enumera Karla. Tem triptofano e reduz o mau humor. “O gergelim contribui para a redução da gordura abdominal”, diz a nutricionista Karla.

Como consumir: consumir todos os dias como acompanhamento de carnes magras, e também legumes.
MILHO E ARROZ INTEGRAL
Benefícios: protege o sistema nervoso.

Por que funciona: “ambos fornecem energia boa com baixo índice glicêmico, o que garante o bom funcionamento do coração e a boa irrigação do cérebro”, explica a médica nutróloga Ana Luisa Vilela (SP) . O milho, ainda, é rico em fósforo, indispensável para o bom funcionamento de todo o sistema nervoso.

Como consumir: pode ser consumido todos os dias, como acompanhamento, mas deve ser alternando com as demais opções.
CEVADINHA E PAPOULA
Benefícios: tem potente poder digestivo.
Por que funciona: os ácidos graxos presentes nessas duas sementes, como o linoleico e o oleico, facilitam a quebra dos alimentos pelo organismo, contribuindo para uma boa digestão.

Como consumir: podem ser usadas no preparo de doces como cookies e bolos, duas ou três vezes por semana.

Daniela Meira

Nenhum comentário: