quarta-feira, 28 de maio de 2008

Circuito Brasileiro de Cultura e Gatronomia - RJ

Ontem fui no Almoço de Lançamento do Circuito Brasileiro de Cultura e Gastronomia. Logo na entrada, uma aglomeração de pessoas, que nem entravam e nem saiam do lugar. Apenas ficaram ali parados, conversas soltas, sorrisos à toa, para manter o network em atividade. Sentei-me, como sempre com meu amigo e colega de trabalho Chefe Marcio Moreira. Entre um olhar e outro, sorrisos e balançar de cabeças (como em reverência....à quem? Não conhecíamos ninguém até aquele momento). "Uma taça de espumante?" "Não, obrigada........tudo bem, aceito uma taça". Um bolinho de bacalhau, patê de fígado para acompanhar as torradinhas finíssimas (que me lembraram as torradas que iríamos fazer no dia seguinte no programa, da churrascaria O Porcão - Barra). Depois de algum tempo, as pessoas (que estavam na entrada do restaurante) começaram a se mover e a sentar nas mesas ao nosso redor. Na nossa mesa sentaram-se mais 4 pessoas totalmente desconhecidas por nós. Nesses casos, é bom ouvir a conversa alheia e entrar no bate-papo, olhando nos olhos, para registar bem a seguinte afirmação: "Não conheço ninguém aqui, sou legal e quero fazer amigos. Vamos conversar?" A conversa começou a rolar solta e logo o bate papo ficou muito agradável. De almoço eu comi Tigela de Santonela Gratinada (boa), depois Arroz de frutos do mar à Moda de Cascais (não conheço Cascais, mas acho que cozinhar muito o camarão faz com que ele perca a textura firme e se transforme num aglomerado de algo com gosto farinhento.....será que consegui me explicar?) e de sobremesa comi Toucinho do Céu............nada a declarar. Ao meu lado (é fácil saber quem eu sou.....) o Frederic Iccouz, marroquino (achou que fosse baiano???) e consultor de gastronomia e hotelaria que está no Brasil há muitos anos;na minha frente o meu colega, ao lado dele Sérgio Pedrosa diretamente do Gabinete do Prefeito de Paraty e na ponta, de azul, um ex-judoca que largou o trabalho em banco (e olha que já havia conquistado mais de 30 prêmios no banco), fez vários cursos e hoje tem um buffet próprio chamado Camilo Portugal - Buffet e Gastronomia. Todos muito simpáticos, atenciosos, empolgados com os eventos que ainda irão acontecer aqui no Rio e nas cidades vizinhas.
Por ser o primeiro evento gastronômico no Rio, começamos muito bem! Encontramos o Professor Alan Jacot da Faculdade Estácio de Sá e fomos embora rumo a outro restaurante.
Daniela Meira - Produtora de culinária Programa Mais Você

Nenhum comentário: