segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Culinária Molecular no Programa Mais Você

E eu, Daniela Meira me rendi às cores, sabores, texturas e nutrientes da culinária molecular. Falar neste assunto remete a Ferran Adriá, mas hoje temos um chefe de cozinha brasileiro, que está a altura deste espanhol. Kaká Silva, foi hoje ao programa Mais Você falar e mostrar como se faz um azeite em pó. Na sequência mostrou que podem ser feito o creme de avelã em pó, a gordura de bacon em pó e o chocolate branco em pó! O ingrediente que tiver um teor de gordura alto pode ser transformado em pó bastando adicionar a maltodextrina, um subproduto da mandioca. O que mais me encanta nesta gastronomia é saber que ela é funcional. Que possui vitaminas, sais minerais e componentes naturais que só fazem bem à saúde. (nesta foto de cima um drink blood mary de comer com espuma que dura horas!!)
Amanhã, este simpático chefe volta, a pedido da Ana Maria Braga, para ensinar a fazer o espagueti colorido de agar-agar. Imaginem a revolução das crianças, que podem ajudar os pais na confecção deste fios coloridos, substituindo o lanche à base de batata frita ou hamburguer. Mas claro, para isto os pais devem ser informados a respeito desta nova tendência (que sempre o Mais Você mostra em primeira mão). Com isto ganham os pais, as crianças e todos os que, como eu, deram o braço a torcer e cederam à gastronomia molecular!

(nesta foto um filé de robalo com pele de frango - isto significa que a pele está grudada no peixe como se o peixe tivesse pele de frango! Um sabor inexplicável. Tem que provar para saber.)
Daniela Meira - produtora Mais Você

Um comentário:

Fabio Bertolasi disse...

Querida Dani,li o seu artigo sobre Culinaria Molecular e nao pude resistir adicionar uma breve informacao,quem inciou a Culinaria Molecular em U.K. e talvez na Europa foi o chef Heston Blumenthal seu restaurante "The Fat Duck"foi considerado o melhor restaurante do mundo! Vale a pena dar uma olhadinha no link http://en.wikipedia.org/wiki/The_Fat_Duck