terça-feira, 24 de novembro de 2009

Restaurante Adegão Português

Estive hoje no restaurante Adegão Português, em São Cristovão/RJ (Campo de São Cristóvão 212). Tradicionalíssimo restaurante português. Existe há 48 anos e sei que tem funcionário ali que entrou na casa quando ela abriu. Conta-se que o primeiro chefe de cozinha era um espanhol (interessante não acha? Em um restaurante típico português...vale pesquisar) e hoje o chefe é o Orlando (acho que este é português). Mas este é novo, está há apenas 35 anos trabalhando na casa. Quem sabe ele passe pela experiência...
O que posso dizer sobre um restaurante que em plena terça-feira, às 14h30, estava lotado. E o público, 95% de homens engravatados, que conversavam animadamente, como se fizessem deste local, a extensão da sua casa? Pesquisando sobre este local, descobri que ele é o primeiro vencedor da categoria cozinha tradicional da revista Veja Rio. Mas vou fazer uma observação: este local não possui às vistas, aqueles quadros mostrando que é o melhor na categoria X, ou o melhor do ano, ou que o chefe é o melhor do setor. NADA! E sabe porque? Por que não precisam disto para se manterem tão bem por todos estes anos. Eles fazem o próprio marketing através do excelente atendimento, boa comida, ambiente agradável e exatamente o que esperamos de um restaurante: sermos bem servidos.
Bom começamos com o famoso bolinho de bacalhau (soubemos que por semana são dessalgados 600 kilos de bacalhau!!). Foram servidos 2 bolinhos para cada um de nós e apesar de estar com pouco sal (achei até bom pois quero emagrecer!!) achei gostoso. Aliás, bacalhau é uma especialidade da casa. Não esperaria menos de um restaurante tipicamente português. Você sente no clima do ambiente que os bigodões estão à sua volta.

Pedimos 2 pratos: bacalhau a Braz e risoto português. O risoto é feito com arroz comum (tipo agulhinha) e com frutos do mar e é extremamente úmido. Chega na mesa em suas cumbucas de barro largas e cada porção teria alimentado 6 pessoas tranquilamente. Bem temperado, colorido, arroz no ponto e saboroso. O bacalhau a Braz estava com bastante bacalhau (novamente quase sem sal), pouca batata palha e poucos ovos (se compararmos com um bacalhau a Braz tradicional), mas incrivelmente saboroso.


Com esta visita cheguei à seguinte conclusão: não posso dar nota a este local e a estes pratos. Simplesmente por que as pessoas já deram suas notas através de sua fidelidade com a casa. No momento em que um estabelecimento está lotado em plena terça feira, num calor de rachar do RJ, e o clima era de festa, os garçons chamam os clientes pelos nomes, o chefe de cozinha tem mais de 30 anos de casa...QUE NOTA POSSO DAR????
Voltarei a este restaurante logo, para provar vários dos 30 tipos de pratos com bacalhau (vou confessar...eu não gosto muito de bacalhau!!!!) e vou começar pelo famoso bacalhau à lagareiro, em que a posta do peixe vai ao forno com azeite e doura junto com batata, cebola e brócolis, ou o bacalhau a zé do pipo, que é cozido no leite e gratinado com purê de batata.
Existe outro restaurante Adegão Português no RJ que foi aberto em 2005 na Barra da Tijuca, mas parece que é um pouco diferente e não lembra as tabernas portuguesas como este. Sobremesas não provei nenhuma, mesmo porque já estava atrasada, mas prometo a mim mesma voltar e desvendar mais segredos deste local. Parabéns à casa, aos funcionários e à culinária portuguesa, com certeza.

(a primeira foto é dos bolinhos de bacalhau e a segunda foto mostra à esquerda o risoto úmido e à direita o bacalhau à Braz)
Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: