quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

A Lentilha e Duas Histórias

Para atrair sorte...existem muitas mandingas, crenças, rituais... o que realmente importa é acreditar em algo, nem que seja nos doentes (!!), mas acredite e faça seu ritual.
O que a grande maioria dos brasileiros gosta de fazer para o réveillon é a famosa lentilha. Normalmente tomada nos primeiros segundos do ano-novo, com os pés acima do chão (eu gosto de subir na cadeira à meia-noite e de lá do alto tomar a sopa) acompanhada de desejos, pensamentos individuais e olhares de esperança para famosa estrada do porvir.

A 1ª HISTÓRIA
Muito bem. Aproveitando o momento, deixo aqui registrada a sopa de lentilhas que minha mãe faz e que tem me dado muita sorte e alegria. Agora uma coisa...eu estava conversando com meu amigo e subchefe do Programa Mais Você Marco Lima que me relatou hoje o seguinte ocorrido: Dani, eu estava no supermercado para comprar o arroz 7 grãos que é fácil e prático de fazer para o reveillon e com prar e lentilha também. Mas neste local não tinha lentilha e resolvi não procurar em outro lugar pois no Rio de Janeiro estava chovendo muito hoje. De repente uma senhora veio perto de mim e ficou indignada por não ter lentilha no local e ficou falando: Meu Deus! Como vou fazer?? Preciso de lentilha!!! Lentilha!!!! Lentilha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Como vou ter dinheiro no ano que vem sem lentilha????
É claro que Marco Lima não perdeu a oportunidade e respondeu à senhora: - Minha filha, não é a lentilha que vai te trazer dinheiro, não....É o seu trabalho que vai!!!! Então, vai trabalhar!!!
E depois completou...Faleeeeei!!!

O GRÃO
ORIGEM - É um dos mais antigos alimentos do homem. Existem registros da presença de lentilha, entre 8.000 a 7.500 a.C., no norte da Síria. O cultivo da lentilha, assim como o da ervilha, parece estar associado com o início do cultivo do trigo e cevada, no Oriente. A Bíblia faz referência à lentilha por três vezes, no Antigo Testamento. Ela menciona, em Gênesis 25, a venda da primogenitura de Esaú e Jacob, tendo como pagamento um prato de sopa de lentilha. É RICA EM - Vitamina A, B, B2, B5, C, cobre, enxofre, iodo, magnésio, zinco, potássio, sódio. Do ponto de vista nutricional, a lentilha tem sido utilizada nas dietas para baixar os níveis de glucose no sangue (após as refeições) tanto em pessoas com e sem diabete.


A 2ª HISTÓRIA
Abaixo uma historia que tirei da revista Muito Mais Informação da Região Metropolitana de Campinas, escrita pelo J. A. Dias Lopes.

Ao voltar faminto de uma expedição ao campo, o caçador Esaú encontrou o irmão gêmeo Jacó fazendo uma sopa de lentilhas. O aroma inebriante que recendia do fogo aguçou seu apetite. O esperto Jacó tivera a premonição de que o irmão não ia resistir à tentação deliciosa. Deve ter escolhido os grãos mais bonitos e usado os melhores temperos, antes de submetê-los ao longo cozimento.
“Dê-me dessa comida”, implorou Esaú. “Vende-me o teu direito de primogênito e eu te darei um prato dela”, propôs Jacó. Esaú aceitou o negócio: “Estou morrendo de fome e não faço questão desse direito.” Jacó insistiu: “Jure.” Resposta de Esaú: “Juro.”
Segundo o Gênesis, primeiro livro da Bíblia, Esaú abriu mão do direito de primogênito por aquele singelo prato de lentilhas. A trama prosseguiu.
Quando Jacó, passando- se pelo irmão, enganou o pai velho e quase cego, obtendo a bênção especial que confirmou sua conquista, Esaú se enfureceu.
Chegou a pensar em matar Jacó, que fugiu para o Norte distante. Trabalhou anos com um tio e só então voltou. Para seu alívio, Esaú o recebeu fraternalmente. Mas, selada a reconciliação, cada um seguiu o próprio caminho.
Abdicando o direito de primogênito, Esaú abriu mão do privilégio de suceder o pai como chefe da família e exercer autoridade patriarcal. Mas acabou tendo sorte, pois mais tarde se tornou um homem rico. A superstição afirma que isso aconteceu porque comeu o prato de lentilhas. Tem ascendência bíblica, portanto, o alimento mais freqüente nas ceias do réveillon. Em vários países do mundo, incluindo o Brasil, acredita- se que saborear lentilha no final do ano propicia dinheiro por 12 meses. As pessoas que dela se abstêm cometem erro imperdoável.

A LENTILHA E O DINHEIRO
A associação da lentilha com o dinheiro viria de seus grãos miúdos e achatados, que lembram uma pequena moeda. Para milhões de pessoas, consumi-los no réveillon equivale a fazer promissora aplicação financeira.
Mesmo para os indiferentes à superstição, o final do ano é boa ocasião para comer um alimento precioso. Planta anual, da família das leguminosas, da qual consumimos apenas as sementes, que apresentam cor marrom, verde ou vermelha, a lentilha se presta a inúmeras receitas. Seu sabor talvez evoque o do feijão. Harmoniza-se com ingredientes como a carne de porco, o toucinho, a lingüiça e o “cotechino”, embutido de origem emiliana. Vai bem em sopas e cremes, purês e saladas (França), antepastos e molhos de massas (Itália). Misturada com arroz e cebola frita, transforma-se em clássico da cozinha árabe.

NUTRICIONALMENTE...
Poderosamente nutritiva, a lentilha fornece 336 calorias a cada 100 gramas de grãos. Além disso, é rica em proteínas, fósforo, ferro e vitamina B. Possui elevada quantidade de fibras. Nutricionistas empenhados em reorganizar dietas desequilibradas aplaudem essa virtude. Em 100 gramas de grãos há quase um terço de fibras, 50% a mais do que necessitamos por dia. A Universidade de Saskatchewan, no Canadá, realizou uma pesquisa com voluntários de 19 a 38 anos e concluiu que o consumo regular de lentilha diminui o risco de câncer no intestino e ajuda a reduzir a taxa de colesterol do sangue.


ANTIGAMENTE...
Embora sem conhecimento científico, os povos antigos intuíam essas propriedades. Na Renascença, empregava-se a lentilha na recuperação dos doentes. O mesmo remédio era ministrado para controlar as pessoas de temperamento insuportável. Com a parte herbácea, faziam poções usadas como coagulante nas hemorragias rebeldes. O escritor latino Columella, que viveu no século 1º e deixou textos sobre agricultura, garantiu que os romanos curavam a tosse dos cavalos com uma pasta à base de farinha de lentilha.
Foi uma das primeiras plantas alimentícias cultivadas pelo homem. Sua descoberta ocorreu provavelmente na Ásia, talvez na Mesopotâmia, há 8 mil anos. Portanto, entrou para nosso cardápio em tempos pré-históricos. Os egípcios e persas a apreciavam, mas ela só passou a ter maior importância quando chegou à Grécia e ao Egito. Atualmente, a Turquia e a Índia são os grandes produtores mundiais de lentilha. No Brasil, é cultivada principalmente nos Estados do Sul, porque sua cultura prefere os solos férteis das regiões frias. Ao mesmo tempo, suporta bem os períodos de seca.
Seu nome botânico é “Lens esculenta”, mas também a chamam de “Lens culinaris”, pela importância gastronômica. Como é vendida seca, necessita ficar de molho durante algum tempo. O fato de aumentar de volume durante o cozimento é outro sinal de bom augúrio. Esaú talvez nem sonhasse com isso. Mas, segundo a superstição, foi o primeiro beneficiário de sua magia.



Bom, depois desta vamos à receita e lembre-se, SEMPRE  o que vale é a intenção.

 
LENTILHA QUE DÁ SORTE

3 litros de água
2 xícaras (chá) de lentilha
6 colheres (sopa) de azeite
5 colheres (sopa) de cebola ralada
1 dente de alho amassado com sal a gosto
1 colher (chá) de manjerona
pimenta-do-reino a gosto

Leve ao fogo uma panela grande com a água e a lentilha (lavada...é sempre bom) e deixe cozinhar bem sem secar a água (uns 40 minutos). Deixe a panela semi tampada se quiser.
À parte leve ao fogo médio uma frigideira com azeite, deixe esquentar bem, junte a cebola, o alho previamente amassado com sal, manjerona e pimenta-do-reino a gosto e vá mexendo até ficar bem dourado. Acrescente na lentilha cozida, deixe ferver bem até engrossar o caldo, mexendo de vez em quando para não queimar (fogo baixo). A consistência do caldo fica ao seu gosto.

Sirva, sobre uma cadeira no primeiro segundo do dia 01 de janeiro e deseje tudo de bom!


FELIZ ANO-NOVO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(fiquei sabendo que a cor de 2010 é dourado...então...por que não....não custa nada!!!)

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você






Nenhum comentário: