quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Para curar ressaca

Recebi um email da minha mãe, mostrando diversas fotos de Machu Picchu (Peru) e no final uma foto no mínimo curiosa. À esquerda está a foto do email e à direita uma foto retirada do Google Imagens, praticamente do mesmo ângulo da primeira.


Bom, as fotos estão ai para uma análise sua. Se a foto é verdadeira (a da esquerda) ou não, não sei, mas aproveito essas imagens para falar do que gosto. A gastronomia. E por que não da gastronomia peruana?? Em São Paulo, fui ao restaurante badalado La Mar (Cebicheria) e adorei os ceviches (pode ser falado ceviche ou cebiche, mas vou ficar com a primeira palavra, ok?) e principalmete o Leche de Tigre que nada mais é do que a própria marinada em que o peixe ficou "cozinhando" , com limão, sal, aji...servido num copo e às vezes vem até uns fragmentos pequenos de peixe...e dizem que é bom para tudo, inclusive para curar ressaca... Alguns coam esta marinada e acrescentam vodka ou vinho branco ou salsão...outros não coam e servem do jeito que está. Você está zonzo hoje? Prefere que as pessoas cochichem ao invés de falar? As luzes estão mais brilhantes hoje do que ontem? Corra para a cozinha, prepare um delicioso ceviche e leche de tigre e prove!!! Você vai se sentir bem melhor!!


Vou explicar:
Ceviche é um prato feito com peixe cru, típico da culinária peruana. Por um grande período as pessoas que viviam na costa da América se alimentavam basicamente dos pescados que haviam em abundância no Oceano Pacífico. Esses pescados eram normalmente temperados com aji (aquele tipo de tempero picante) ou outras pimentas e sal. No século XVI, os espanhóis que vieram para a América trouxeram alguns temperos e entre eles os limões (da África do Norte) e as cebolas. Juntar esses dois temperos no prato diário dos peruanos foi um pulo e ai estava criado o prato mais tradicional do Peru, o ceviche. Depois outros temperos foram sendo adicionados, mas a técnica é a mesma. Peixe branco, sem gordura e de carne firme, cortado em pedaço pequenos e irregulares e marinados no suco do limão, cebola roxa (de preferência), sal, coentro picado, pimenta, aji e outros temperos picantes (caso queira incrementar) e depois deixam esses pedaços de peixe “cozinhando” neste suco ácido de sabores por umas 3 horas (na geladeira, de preferência) e está pronto.

Bom vou falar da experiência que tive em Curitiba, no Restaurante Pachamama (Rua Pasteur, 600 - Curitiba - PR, 41 3079-2975). Claro que pedi o ceviche que veio acompanhado de grãos de milho fritos e salgados (como se fossem nosso amendoim salgado, sabe), 2 rodelas de batata doce cozida e uma cama de alface, para decorar e um drink chamado de Peru Libre (é claro que é a versão de Cuba Libre e no lugar do rum feito com pisco). Nesta foto acima pode-se ver que o restaurante é na sala de uma residência. Quando eu cheguei com a Nadia Schiavinatto (do Conversa Temperada), o casal estava vendo um concerto clássico na tv, nesta sala. A mulher, muito simpática veio nos atender enquanto o senhor já foi logo dizendo que não havia música típica do Peru e que ele estava vendo um concerto de música. (ok, né?). Depois que fizemos os pedidos, a mulher entrou na cozinha e o senhor foi junto. Ele perguntou o que havíamos pedido e preparou. Depois voltou à sala e continuou a assistir o concerto...enfim
O ceviche é um prato bem colorido e eu acho que os coloridos como sendo criados sempre por povos alegres, sorridentes(veja a culinária baiana ou cearense...são ultra coloridos e o povo mega feliz). Bom, um outro tipo de ceviche é o tiradito. A palavra tiradito vem de estiradito, que é uma forma de esticar o pescado para cortá-lo de forma diagonal (os japoneses usam esta técnica para trabalhar com os peixes). No tiradito o peixe é colocado apenas sobre uma camada de limão e coberto por um creme de aji e não leva qualquer acompanhamento. Além de peixes pode-se encontrar ceviche feito de camarão, lagostins, ouriço do mar, ostras e mexilhões.
Nestas épocas de verão, sol e corpos à mostra, nada melhor que um prato bem leve, saboroso e refrescante e que você pode deixar pronto na geladeira e comer na hora que der vontade. Só atenção: LIMÃO E SOL NÃO COMBINAM. Não esqueça que limão mancha e queima a pele. Então cuide-se.


Depois foi a vez de comer um prato quente. Escolhemos o Pescado Salteado, que são iscas de filé de peixe salteadas com cebola, tomate e temperos acompanhadas de arroz e fritas. Sim, o senhor estava apaixonado!!!! O prato é bonito e apetitoso, mas estava bem salgado. Tudo bem, às vezes a mão falha e o sal fica exagerado e ainda bem que havíamos pedido o suco de milho do Peru. Este suco é muito gostoso e não tem nada a ver com o suco de milho verde, que existe no interior de São Paulo. este milho do Peru é todo especial. Primeiramente pela cor. A espiga de milho é escura, bem escura (não é preta, mas sim roxa escuro). O nome do suco é Chicha e é feito com milho roxo, canela, casca de abacaxi, limão e açúcar. É gostoso. Valeu ter pedido pois o prato estava bem salgado...
Bom, para terminar, abaixo uma foto, mostrando o fofinho vendo tv na sala. O ambiente é mega agradável, as instalações gostosas, bem decorado e volto com certeza para provar outras delícias e comer novamente o ceviche tão bem feito e temperado quanto do La Mar de São Paulo, ultra badalado.


Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Um comentário:

BARRACA DAS BAIANAS disse...

adoro seu blog. vc diz neste post que a comida ( baiana-nordestina ) é colorida,estão vindo pessoas de fora daqui da rocinha pra conhecer nosso cantinho e falam: hummm que comida colorida!!!tomara que esteja gostoza!!! e depois que provam leva até pra viagem. e vindo de vc este comentario ai é que eu fico mais inspirada em fazer com que minha continui sempre colorida,adoro vc beijos.