quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Parrillada de Frutos do Mar - La Plancha

Você ja comeu parrillada de frutos do mar? Então se você está no Rio de Janeiro sugiro que inclua no seu roteiro gastronômico o restaurante La Plancha. As parrillas ou parrilladas são muito consumidas no Sul do Brasil, no Uruguai, na Argentina, e também na Espanha e dizem que tudo começou num municipio espanhol, na província de Toledo, chamado Parrillas. O churrasco na Argentina é chamado de parrila pois as carnes são assadas em uma grelha o que neste caso também é o mesmo procedimento.

Bom, voltando ao restaurante, o local possui 2 andares (eu prefiro ficar na parte de cima pois sempre está mais fresquinho e os aparelhos de ar condicionado têm quase 2 metros de largura cada!! Repare quando subir os estreitos degraus da escada no fundo do restaurante). As inúmeras mesa cobertas com toalhas cor de vinho (ainda são usadas!!) e cobre-manchas de papel branco. Os garçons no estilo:"trabalho aqui desde que abriram o restaurante, há 10 anos..." Só há 10 anos!! Mesmo neste clima tradicional, antiquado e informal, os pratos são de primeira qualidade. E olha que eles conseguem manter o padrão. Sempre sai de lá muito satisfeita com o atendimento e serviço.



Ultimamente, quando vou ao La Plancha, peço a parrillada de frutos do mar (meia porção dá para 4 pessoas adultas comerem e ainda sobra para levar para casa!!) que vem com lula, salmão, camarões VG, lagostins, lagosta, cherne, mexilhões, polvo, todos assados na grelha e depois transportados para uma chapa de ferro quente, que chega fumegando na sua mesa. Isso tudo acompanha arroz de brócolis e mesmo que este seja muito bem feito, soltinho e com pedaços tenros e macios de brócolis aquecidos no alho dourado, MESMO ASSIM, não há necessidade de acompanhar essa parrillada. São tantos tipos de frutos do mar que você acaba se perdendo e não consegue definir o que vai comer primeiro!! Os sabores de cada item não se misturam. Eles se juntam e se completam. Pode parecer muito caro pedir um prato a R$ 192,00 (meia porção - que foi a que comemos em 4 pessoas e sobrou) ou R$ 223,00 (a porção inteira que só tem mais uma 1 lagosta) mas para mim é um local que deve ser visitado, não só por causa de suas especialidade espanholas, mas por causa de sua localização curiosa. Ele fica em uma rua sem saída na Av. Ayrton Sena, 1791 - boxes 7 a 10 - na Barra da Tijuca. Quando digo que é uma localização curiosa é por que para um restaurante deste nível de qualidade gastronômica não esperaria que ele ficasse ao lado de um mercado de peixes e ser vizinho de botecos (tipo o Bartipapo), casa de gelo (!), outro boteco sem nome e lojinhas de artigos de construção! (http://www.laplancha.com.br/)




Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você




Um comentário:

Nádia Schiavinatto e Daniela Meira disse...

Humm... adorei a dica Dani, espero um dia poder provar essa delícia!