terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Você comeria?


O chefe de cozinha Marcos Sodre, dos restaurantes Sawasdee (RJ), esteve na Tailândia recentemente com o filho Tiago e trouxe para o programa Mais Você esses ingredientes. O que mais surpreendeu a todos nós foi o porco cozido e desfiado que mais parece uma estopa. Ele trouxe também, o limão Kafir, muito utilizado nos pratos tailandeses (e principalmente na sopa de que mais gosto Tom Kah Gai feita com leite de coco). As folhas do limão Kafir que dão um aroma refrescante aos pratos e a Curcuma Longa, que é uma raiz.

Abaixo as fotos deles e um pequeno descritivo.


Turmeric ou Curcuma Longa - É o nosso conhecido açafrão da terra só que na forma de raiz fresca. Nós não temos por aqui, somente na forma seca em pó. Na Ásia é muito usada em curryes, conservas, molhos, etc... A curcuma fresca é utilizada como o gengibre, além de dar cor ao prato ele tem um sabor amargo.
Na medicina Ayurvedica a curcuma é usada como antiséptico e agente antibactericida.




Limão Kaffir - é muito comum em todo o sudeste asiático, sua casca é utilizada na preparação das pastas de curry. O suco é muito ácido portanto não é utilizado na culinária e na Indonésia se utiliza o óleo da casca como inseticida natural. (será que poderíamos utilizar aqui contra esses pernilongos que picam a gente com garfo e faca???



A folha de limão kaffir é amplamente utilizada na gastronomia do sudeste asiático, é usada para dar sabor e aroma nos ensopados e sopas e cortada em tiras finas em saladas.



E o ingrediente mega estranho para nossos paladares. Dizem que os tailandeses ficam babando para comer esse "petisco"!!! Bom, o Marcos Sodre me prometeu trazer outras marcas deste petisco para ver se a gente prefere!!!! Ok Marcos!!!



Flossy pork ou fiapos de porco - é a carne de porco marinada em especiarias, açucar e cozida em baixa temperatura numa calda à base de açucar de palmeira, água e nampla (molho de peixe) por 10 horas, depois deixam a carne secar e em seguida é desfiada no sentido da fibra, se tornando como se fosse uma estopa de porco.
E pasmem: ela é normalmente consumida como aperitivo pura mas pode ser utilizada em pães, biscoitos e rolinhos. (Eu provei e...).

E em detalhes!!!!!






Olha que apetitoso!!!!!!








Para mais informações, acessem o blog do Tiago Sodre , chefe de cozinha e filho do chefe Marcos Sodre, que dá dicas e informações sobre esta rica experiência gastronômica que se chama: COZINHA!!


Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Um comentário:

BARRACA DAS BAIANAS disse...

com gosto de pelo de gato? aff!!! vc ja comeu pelo de gato? kkkk,lindaaa adoro esse blog.