segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Deliciosas e Quase Desconhecidas

Algumas folhas brasileiras, desconhecidas por muitas pessoas, ricas em nutrientes e deliciosas.


A Serralha é encontrada em quase todo o mundo, é comestível e rica em vitaminas A, D e E, possui sabor amargo e que lembra o sabor do espinafre. É usada em saladas, cozidos e com fins medicinais. Geralmente é encontrada próxima a cercas e muros nos quintais e terrenos baldios.
É utilizada no tratamento de vitiligo, é fortificante do sistema nervoso e possui flavonóides (que age como anti-inflamatório e anti-alérgico)

A Taioba é originária de regiões tropicais e se adapta bem à maior parte do clima encontrado no Brasil. É utilizada como digestivo, pois tem a propriedade de regularizar as funções intestinais.
A sua composição tem cálcio, fósforo, ferro, proteínas e uma grande quantidade de vitaminas: A, B1, B2 e C. Tanto o talo quanto as folhas apresentam os mesmos elementos, apenas em proporções diferentes. Nas folhas, encontramos mais ferro e mais vitamina A. O valor energético para cada 100g de talo é de 24 calorias, enquanto que, nas folhas, temos 31 calorias para as mesmas 100g.

A Mostarda é uma verdura conhecida pelo seu sabor amargo e forte, que pode se sobrepor ao sabor de outros alimentos. Suas folhas são parecidas com as folhas dos brócolos, tanto no tamanho como na forma. Uma forma fácil de reconhecer a mostarda é pela presença de suas flores amarelas. Elas são pequenas e nascem da haste principal da planta. Cozida ou crua, a mostarda é um excelente acompanhamento para as refeições nas quais são servidos pratos mais pesados. No entanto não é recomendável misturar a mostarda com outras verduras ou pratos de sabor delicado, porque seu sabor muito forte acaba se sobrepondo ao sabor dos outros alimentos. É uma verdura rica em proteínas, vitaminas A, B2 e C e contém boa quantidade de cálcio e ferro. Por não ter muitas calorias (100 g de mostarda em folhas possui 30 calorias) é recomendada para pessoas que desejam manter ou reduzir o peso. Rica em vitaminas A, B2 e C. Para melhor aproveitar os seus nutrientes, a mostarda deve ser consumida crua. Nas feiras livres e supermercados é fácil encontrar mostarda em maços. Quando está em boas condições para o consumo, ela tem um aspecto fresco e tenro e suas folhas não estão amareladas nem murchas.

Maria-Gondó ou Capiçoba é uma verdura encontrada nas hortas mineiras parecida com a mostarda, mas não há literatura disponível a respeito dela, o que talvez seja o motivo de não ser conhecida e nem utilizada.


Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

2 comentários:

BARRACA DAS BAIANAS disse...

dani ja comi muita bertalaha quando criança lá na bahia, no quintal da casa da minha vó tinha muitaaaa e todo dia mainha mandava agente colher com todo cuidado pra não secar o pé pra ela fazer com ovo pra gente comer rsrsrsr,beijos.

Nane Cabral disse...

Olá Dani, confesso que a primeira e a última eu não conhecia. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com