domingo, 13 de dezembro de 2009

Peixes em Angra dos Reis - RJ

Este final de semana eu estava perto de Angra dos Reis, RJ e parei lá para comprar peixe.

Na verdade tinha que encontrar algum mercado bom e que tivesse peixes frescos...nada de mais para uma cidade litorânea....mas eu precisava comprar 15 kg de cação cortado em postas largas e 5 kg de camarões médios e limpos...
Era sábado, por volta das 10h da manhã e o centro da cidade estava lotado, muita gente zanzando prá lá e prá cá, conversando, música solta no ar, carros também neste zigue-zague e eu perdida nesta confusão atrás destes ingredientes...Ah, também tinham me pedido 5 kg de mandioca..."se puder ser descascada, melhor" ("ahã"...pensei, "claro, estou vendo várias senhoras sentadas nesta praça descascando aquelas mandiocas bem amarelinhas, que precisam apenas de 5 minutos de cozimento e logo estão molinhas de desmanchar...". Nesta praça, que fica no centro de Angra, estava havendo uma seção de fotos com modelos magérrimas, altas, com cabelos mega compridos e mega lisos, também zanzando prá lá e prá cá, de sandálias bem altas e com saltos bem fininhos ("ahã"...pensei...."já estava tumultuado, agora então vai ficar mais difícil transitar por aqui e encontrar as senhoras descascando as mandiocas"). De repente eu avistei um mercado....DE PEIXES!!!!!

Depois de ter entrado em várias peixarias ao longo do trajeto e não terem a quantidade suficiente de peixe, surgiu uma esperança. Fui até lá e o que tinham era exatamente 1 cação grande de 6 kg e outros pequenos que juntos completavam 15 kg. E o camarão médio também havia...era só pagar mais R$ 20,00 reais e o rapaz limparia os camarões para mim. Achei ótimo. Deixei pago e fui transitar na feira livre que existe aos sábados nesta mesma praça. Em cima deste mercado existe um bar bem montado com vista para a praça. Eu até faria uma hora por lá, mas ainda estava fechado (que pena). E não é que encontrei os 5 kg de mandioca...não viriam descascadas mas estavam frescas e tinha exatamente 5 kg. Voltei ao mercado de peixes e depois de 10 minutos o cação estava cortado em postas e os camarões limpos. Fechei a conta, trouxe um cartão e vou dizer...o atendimento foi muito bom e o preço (claro) estava mais barato que no RJ (cação a R$ 13, 00 e o camarão a R$ 22,00 o kilo). Peguei minhas sacolas e fui!

Carlão e Marcio Pescados - Mercado Municipal - Peixes em geral

Eu recomendo.

Daniela Meira - produtora de culinária Programa Mais Você

Nenhum comentário: