sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Pimentas - parte II

Não pude resistir e lá vai mais um post sobre minha paixão....PIMENTAS!!

Você conhece a Pimenta de Macaco?? Pois é. Eu não conhecia até hoje. A planta é uma árvore do cerrado e nativa do Brasil. E eu pergunto...Por que não é explorada aqui e é tão pouco conhecida? É extremamente aromática, não é ardida e o gosto lembra um pouco o cravo. Eu diria que ela guarda notas de cravo bem no fundo...(ok, ok eu sei que isso não explica nada!!!!)


Esta foto mostra o pé de pimenta de macaco onde essas bananinhas são os frutos da planta. Quando se abrem aparece um tipo de "vagem" marrom. Dentro desta vagem marrom (que é às vezes esbranquiçada) tem normalmente 3 a 4 sementes marrons (que lembram mini feijões azuki) e que são as pimentas de macaco. Pode mastigar sem medo que não ardem. Elas são apenas perfumadas e podem dar um toque todo especial se quiser incrementar seu arroz doce ou o frango do dia-a-dia com um pouco destas sementes amassadinhas por cima.

O que achei engraçado é que ela possui este nome pois os saguis adooooram estas pimentas!!

Uma coisa bem legal que fiquei sabendo é que foi comprovada a eficiência de um bioinseticida produzido a partir da pimenta de macaco no controle de pragas do abacaxi por um produtor rural e pesquisadores da Embrapa Acre (empresa vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA).

A Pimenta de Macaco, também conhecida como Pimenta de Negro faz parte da família das Anonáceas sendo parente da pinha, do biribá, da graviola e da pindaíba. Ocorre basicamente na região dos Cerrados e dos Campos Cerrados do meio do Brasil que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O pó de suas sementes é usado como tempero que além de aromático e condimentar tem propriedades afrodisíacas (adoooooooro!!)


Quando maduros, os frutos da Pimenta de Macaco abrem-se completamente em duas partes, expondo a polpa fina de cor vermelha e as sementes pretinhas, brilhantes e levemente enrugadas, que ficam ali guardadas (como mostra a 1ª foto deste post). Essa polpa, chamada arilo, é avidamente procurada e consumida por várias espécies de pássaros. Talvez, além de chamar a atenção desses animais pelo aroma que possui, a cor meio avermelhada e meio rosada da polpa do fruto da Pimenta de Macaco se destaque da copa de folhas verdes, constituindo-se também em um excelente chamariz.
O afilo, que envolve as sementes e reveste o fruto, assim como suas próprias sementes, apresentam um leve sabor ardido.
No dicionário de Pio Corrêa, consta que as sementes da Pimenta de Macaco são aromáticas e condimentares, podendo substituir a pimenta do reino ou pimenta da Índia moída. Dessa forma, costumam servir como tempero nas culinárias regionais brasileiras, oferecendo uma explicação possível para seus nomes populares.






Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: