quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cerveja para todas as horas!!


Você vai ao cinema e a sessão começa daqui a 45 minutos. Acompanhada, você resolve tomar um drink (é chique). Vai ao primeiro  "lounge" que encontra... - Destino Lounge & Bar, para tomar uns drinks e comer algum quitute já que o filme é de fantasma e meu amigo Márcio (chefe de cozinha do Mais Você) morre de medo de assombração. Este local onde fomos fica no New York Shopping (aquele que fica ao lado do Barra Shopping, ligados por uma passarela), no 2º andar, ao lado do cinema UCI.

Compramos os ingressos, fui ao banheiro e enquanto o Márcio me esperava, já foi pedindo 2 Stella Artois e uma porção de  bolinho de bacalhau. Combinação perfeita, né?
Tenho 2 histórias para contar.
A primeira história é sobre os bolinhos de bacalhau... Neste ano, eu e o Márcio, tentamos encontrar o melhor bolinho de bacalhau do Rio de Janeiro e sem brincadeira... NÃO ENCONTRAMOS.
Encontramos alguns bons, outros mais ou menos e muuuuitos ruins. Por isso, nossa missão continuará no ano que vem...Estamos à procura do melhor bolinho de bacalhau do Rio de Janeiro. Sabe aquele delicioso que de tão bom você come 3 unidades seguidas, sem pensar, mesmo depois de ter almoçado feijoada completa??? Pois é, aquele que tem a massa macia, o bacalhau úmido e bem temperado... sabe? Aquele que nem precisa de limão ou azeite, pois sozinho já está divino.

A segunda história é sobre esta cerveja. A Stella Artois faz parte de momentos muito importantes para mim. Encontros e comemorações. É isso o que representa. O gosto amargo e com identidade me faz lembrar de maravilhosos momentos. Vou contar uma historinha que tem a ver com reunião, amigos e bate papos, que achei curioso...
Esta cerveja belga Stella Artois foi criada em uma cervejaria chamada Den Hoorn que começou seus trabalhos em 1366 (antiga, né? O Brasil ainda estava com a Amazônia intacta e aqui só existiam índios!!!!) e que obviamente é uma das mais antigas cervejarias do mundo e fica na cidade de Leuven no interior da Bélgica. A qualidade desta cerveja produzida ficou mega conhecida e se espalhou pelo país.

Em 1425 foi inaugurada nesta cidade uma universidade. Como os jovens universitários se reuniam muito e sempre nesta cervejaria, a própria universidade resolveu patrocinar a cervejaria e favorecer estes encontros. resultado: os estudantes começaram a trabalhar em pesquisas para aprimorar ainda mais a qualidade da cerveja. Até hoje os laboratórios da universidade da cidade de Leuven  são usados para pesquisas de aprimoramento de várias cervejas belgas!! A cervejaria Den Hoorn passou a se chamar cervejaria Artois só no século XVIII quando foi comprada pelo mestre cervejeiro Sebastian Artois em 1717. O nome Stella Artois só foi dado quando a cervejaria resolveu lançar, no natal de 1926, uma cerveja com edição limitada e especial da cerveja Artois mais clara que as outras e por isso Stella (estrela em latim) que é um dos simbolos do natal!! De edição limitada a produção passou a ser regular e seu sabor conquistou o mundo. Hoje, a Stella Artois e sua estrela é a cerveja símbolo da Bélgica!!  

Bom, voltando do banheiro, um brinde e uma mordida...no bolinho. Na verdade eu fiquei com vontade de morder todos os funcionários do estabelecimento que estavam batendo papo, durante o expediente (foto à direita), quando havia mais clientes no local, esperando serem atendidos, ou para pagar a conta, ou para fazer um pedido. Eu volto a perguntar....Qual curso a brigada de um salão deve fazer para saber trabalhar e fazer um atendimento tão bom que o cliente volte ao local somente por causa do atendimento??

É claro que o bolinho de bacalhau estava horrível. Com gosto de absolutamente nada...pelo menos nao estava com gosto de óleo velho, mas sabor...não havia.
Sem sal, sem bacalhau, sem batata, sem tempero. Ele estava apenas frito e sequinho...pela foto já da para se ter uma idéia. Eu nem precisava provar, não é?

Pagamos a conta e fomos ao cinema: Atividade Paranormal...ui!!
Filme tipo documentário, que prende a atenção do começo ao fim. Gostei!!!

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você



Um comentário:

Nane Cabral disse...

Olá, tb adoro essa cerveja e tomar com uma ótima companhia melhora tudo. Bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com