sábado, 2 de janeiro de 2010

A Hortelã

Quem não gostaria de ficar bem em qualquer situação? Combinar com todos os tipos de pessoas e ser sempre o toque diferenciado nos lugares? Pois então. A hortelã é assim!! Fica bem em sucos, saladas, pratos quentes, entradinhas, petiscos,em molhos, sobremesas e até depois do cafezinho!!! Além destas características, que seria o lado ego da hortelã, ela ainda faz bem à saúde. E um bem danado. Só de pensar no mundo estressado de hoje, nas pessoas cada vez mais paranóicas, com insônia, depressão, preocupações e medos...
RELAXE!!
Tome sua dose diária de hortelã e não há desculpa. Ela fica bem em tudo o que você for comer!!

Nutricionalmente a hortelã é um analgésico estomacal e intestinal, digestivo e estimulante das funções cardíacas, calmante estomacal e dos gases intestinais, relaxante das cólicas estomacais, azia e gastrite, pois possui óleo essencial, flavonóides, carotenóides, colina, betaína e sais minerais. Não se assuste. Isso tudo só faz bem, são propriedades terapêuticas que dão à hortelã status de planta medicinal!!Para tomar: Para uma infusão (chá)com efeito relaxante para o aparelho digestivo, ferva um punhado de folhas frescas de hortelã em 1 xícara (chá) de água por uns 5 minutos. E tome. Aquela dor de barriga e prisão de ventre tendem a sumir!!!!!!!
Sabia que ela também pode servir para emplastros anestesiantes? Depois que você fôr picado por um mosquito, coloque em cima da picada, folhas amassadas de hortelã. Por causa do mentol, que existe nas folhas, a região da picada ficará acalmada e você com uma sensação de refrescância!! Não é tudo?
Nutrientes: É rica em vitaminas C (que é um antioxidante poderoso e ajuda a sintetizar o colágeno), vitamina A (faz bem para a pele, os cabelos e os ossos), cálcio (que atua na formação de ossos e dentes) e o ferro (faz bem para o sangue e ninguém é de ferro!!). Então use e abuse, principalmente nesta época de férias que a gente SEMPRE abusa da comida e bebida, certo? Ah, a hortelã é apenas um complemento nutricional. Não adianta achar que o consumo de hortelã vai suprir as necessidades que você tem desses nutrientes, ok?
Gosto muito de tomar suco de abacaxi com hortelã, mas vou deixar abaixo um suco diferente, gostoso, bonito, saudável e etc...

Suco de melancia com hortelã
No liquidificador coloque 1/4 de melancia (se possível sem as sementes e já cortada em pedaços pequenos para facilitar na hora de bater), um punhado de hortelã e gelo a gosto. Eu não coloco adoçante ou açúcar, por que eu acho que não precisa (mas se você achar que precisa, ok). E também não passo pela peneira. Se quiser, adicione algumas lâminas de gengibre (que fica bem saudável e gostoso). Este suco é diurético e por isso faz uma limpeza no seu corpitcho, que ultimamente foi bem abusado pela comilança. ok? Saúde e tin-tin!!


Daniela Meira – produtora de culinária do Mais Você

Um comentário:

Fabio Bertolasi disse...

Nao e' 'a toa que o "nosso" conjunto musical dos anos 80 chamava-se Hortela!
Ja' tinhamos uma visao de futuro...Hortela agrada a todos...