terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Vamos comer ostras?

Florianópolis (ou Ilha da Magia), a capital nacional da Ostra! Com este slogan, imaginem o que fui provar...Bom grande parte do território da cidade de Florianópolis está situado na Ilha de Santa Catarina, um pedaço de terra com 58 km de extensão por cerca de 18 km de largura. Tem 42 praias na ilha e é considerada a capital brasileira com melhor qualidade de vida. 46% de seu território é área de preservação.Ao longo de um período de quase 5 mil anos os portugueses e açorianos foram os povos que mais marcas deixaram na Ilha e inclusive, na rua deste restaurante as casinhas em volta tem características bem portuguesas. Na culinária foi herdado dos índios a farinha de mandioca e seus derivados, mas isto foi no Brasil todo...

As Ostras
Eu acho que mesmo que você torça o nariz, se puder e estiver em Floripa, prove uma pelo menos. Não precisa ser a crua com limão, entende. Teste o paladar, o sabor e depois veja se sua opinião mudou. Fui a um restaurante muito bacana chamado Ostradamus, na Freguesia do Ribeirão da Ilha. Restaurante bonito, para turista mesmo, conversei com o chefe e proprietário Jaime de Barcelos (muito educado e simples) que era mecânico e hoje é chefe de cozinha. Me perguntaram como eu via um mecânico sendo chefe de cozinha...eu acho que a pergunta deve ser feita de outra maneira. O que um chefe de cozinha (um artista) vê na mecânica? Mesmo que ele tenha sido primeiro mecãnico e depois chefe de cozinha, para mim ele sempre foi chefe de cozinha (=artista) mesmo sendo mecãnico... Não é o primeiro caso de um profissional que tenha um trabalho pesado e depois de uns anos se envolve em outro tipo de trabalho completamente diferente, quase que o oposto. Eu acho que esses “artistas” encontram um trabalho, que usa pouca criatividade e depois de anos, a vida e a vontade dele levam-no diretamente para a arte. Para o que ele realmente gosta. Alguns conseguem isso, outros não.


















As misturas de sabores que o chefe conseguiu foram inusitados. Seguindo a ordem das fotos provei uma com Martini, outra com redução de aceto balsâmico (essa foi a minha preferida), uma ao alho e óleo, com mel e gengibre...huuummm...











Depois vieram ostras com linguiçinhas e outras com queijo brie e pêra...huuummm Uma delícia atrás da outra. Impressionante. Bom o que me chamou a atenção também é que quem é criativo é criativo...Parece óbvio, mas veja este ar-condicionado... mega criativo, né?










Se você quiser ir em um restaurante gostoso, aconchegante, com uma culinária muito criativa e, claro, estiver em Floripa, vá ao Ostradamus (Rodovia Baldicero Filomeno, 7640 - Freguesia do Ribeirão da Ilha +55 (48) 3337-5711 - ostras@ostradamus.com.br)

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: