segunda-feira, 15 de março de 2010

Chefe Chocolatier e Cake Designer Andressa Schmidt

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional de Blumenau, a Chefe Chocolatier Andressa Schmidt trabalhou uns 5 anos neste ramo mas logo descobriu que a grande paixão ia além das edificações e projetos. Em 2005, direcionou a carreira para um novo caminho: unir o dom para desenvolver atividades artísticas à gastronomia. Assim nasceu a Ora,Bolos, o primeiro projeto profissional. O objetivo era a criação de bolos artísticos, com modelagens de personagens, direcionados mais ao publico infantil. Hoje o trabalho envolve casamentos, festas de 15 anos, aniversários, maternidade e festas corporativas, abrangendo desde bolos artísticos até chocolates especiais.
Outra paixão recente chama-se Chocolate de Origem Controlada, um produto relativamente novo no mercado e com grandes chances de sucesso devido aos seus aromas peculiares, sabor e personalidade. Assim como ocorre com as provas de vinho de terroir, os experts em chocolates com Denominação de Origem Controlada (D.O.C) criaram um verdadeiro ritual de concentração para que assim, apareçam o gosto e o retrogosto do produto.
O chocolate de origem, na verdade, tem um significado profundo. é um atestado de um produto originário de uma localidade que lhe dá uma certa reputação e característica. Significa que foi feito pelas mãos de gente comprometida com qualidade. É como se fosse um elogio a uma terra e ao homem da terra. Se os chocolates de origem ainda representam uma parte mínima das vendas no Brasil, vêm, pouco a pouco, caindo no gosto do freguês e até ajudaram a indústria do setor a vender 30 mil toneladas em dezembro do ano passado (11% a mais que no ano anterior).  Nesta semana ainda, teremos a presença do Chefe Chocolatier Nicolas do L' Univers du Chocolat de São Paulo e o site tem ótimas e detalhadas informações sobre as origens e características do chocolate. Vale dar uma olhadinha.

Nesta terça-feira (16), durante o programa Mais Você haverá o primeiro workshop de chocolates e esta primeira aula é com a chefe chocolatier Andressa Schmidt. Ela mostra os diferentes tipos de chocolate (fracionado, hidrogenado, nobres e o branco...que não é chocolate, né?), depois ela mostra alguns processos de derretimento (que pode ser em banho-maria ou microondas) e a parte mais importante para quem quer começar a trabalhar com chocolate, a temperagem (ela mostra o método das sementes, no mármore e o banho-maria frio). Vale assistir este vídeo e esta aula. Além disto, a Ana vai mostrar o que o Chefe Márcio (do programa) trouxe de novidade da feira em Paris.

Bom a Andressa realiza anualmente viagens para pesquisa de novos produtos e participo de eventos ministrados pelos maiores Cake Designers e Chefs Chocolatiers da atualidade e esta se especializando em Pâtisserie e Boulangerie no Centro Europeu, em Curitiba.

Daniela Meira – produtora de culinária Mais Você

3 comentários:

Andressa Schmidt disse...

Dani....fofissima!!!Rssss
ADOREI!
Estou te esperando aqui em Curitiba para degustar as trufas apimentadas
Bjs

Andressa Schmidt disse...

Dani...fofissimma!!!Rssss
ADOREI!!!
Estou te esperando aqui em Curitiba para degustar as trufas apimentadas.
Beijos

Bruna Margot(71) 87129469 disse...

Estou encantada... e mais apaixonada... sou Turismológa e trabalho com chocolate a menos de um ano, quando quebrei meu pé e fiquei em casa ociosa...Hoje faço trufas e agora ovos de Páscoa.. mas quero muito me especializar na arte do chocolate. quero informações sobre cursos e tudo mais que for interessante para minha nova profissão.
Um grande Beijo da sua mais nova seguidora!!!!!!!!!!!!