domingo, 21 de março de 2010

DIÁRIO DE BORDO – Chefe Alecrim na Noruega

Vocês lembram do Chefe Alecrim, que esteve no programa Mais Você no dia 09 de maio e ensinou a fazer um risoto de cogumelos? Então, ele foi, naquele dia para a Noruega fazer um vídeo da pesca do bacalhau e nos conta, de lá , o que anda vendo e fazendo..

Marco de 2010:

Rio +33 graus
No dia seguinte, depois de ter aparecido no programa Mais Você, Oslo – 12 graus

Admito que apesar do contraste, essa diferença não bateu o meu próprio recorde. Meu 1º contato foi nas olimpíadas de inverno em Lillehammer, Noruega 1994. Mas agora, em merço de 2010, lembro que quando embarquei no Rio a temperatura naquele dia quente estava marcando + 43 º C. Qunado cheguei na Noruega estava -30º C!!! Faz as contas! Lembro-me claramente como se fosse hoje a sensação quando saí pela porta do aeroporto. Inesquecível! Principalmente eu com aquele super casaco” de inverno carioca, que não passa de uma camiseta com manga comprida. Passei frio!!!! Hehe! Além disso, “estava queimadão de praia”, um verdadeiro gringo em terra Viking.
Ele está filmando e fotografando a pesca do bacalhau para nós...



Livro e TV
Uma viagem do exótico norte ao exótico sul, um registro em fotos, um livro e filme dessa experiência gastronômica no país do bacalhau, até a mesa de seu maior apreciador, o brasileiro.

Aqui vai um pedaço do livro e do filme do Chef Carlos Alecrim através de fotos
Ao chegar na Noruega, muita neve...foi difícil para entrar em casa...Olha o detalhe de quantas roupas antes de sair. 5?, 6? Ou 7?



Na cidade de Bodø. Um pescador chamou minha atenção como exemplo da foto. Ele é o pescador, o vendedor, o maquinista, o mecânico e ao mesmo tempo o capitão de seu barco. Sozinho ele faz tudo, 7 dias por semana. Tempestades e tempo ruim são apenas detalhes de seu dia a dia. Um comprador local diz: “Sua esposa me disse que o dia que ele não pescar, é o dia em que ele já não está mais aqui nesse mundo.” Esse Viking, com dialeto bem difícil de entender, ainda tem bom humor e espírito brincalhão. Já seu passado, muita história e sofrimento. Combatente, integrante do movimento aliado da resistência norueguesa contra a ocupação alemã durante 2a.guerra mundial. Viu de perto os horrores de uma Guerra, algo que nenhum ser humano merece experimentar, diz o senhor em forma de reflexão.

A nuvem negra e o forte vento ja nos avisam sobre a tempestade que iremos encontrar nesse extremo mar do norte.Tempestade a caminho. O principal de tudo é saber 3 coisas:
1º - Onde se encontra os salva vidas.
2º - Se é uma região com muitas baleias tipo orca
3º - Quanto tempo leva para chegar socorro, nesse mar gelado e distante dos vikings


O sol reaparece depois da turbulência. Só tive coragem de fazer a 1ª pergunta...né??Chegando ao destino, montanha típica de Lofoten.Escurece cedo na cidade Moskenes, Ilhas de Lofoten e a tempestade reaparece na manhã seguinte. Aqui um dos muitos lugares onde o bacalhau é pendurado.

E outras cidades importantes para a produção do bacalhau.
Ålesund, Kristiansund, Tromsø.

Olha essa boca!
Acompanhei o bacalhau fresco chegando. Toneladas e toneladas. Corte do peixa e producão. A cabeca do bacalhau é separada e vendida como delikatesse em alguns lugares e o corpinho do bacalhau fica pendurado para secar. 
Uma amostra do “King Crab”, Siri Rei . Olha o tamanho deste king crab!! O bacalhau parece uma sardinha!!! O resto dessa viagem, em breve no Mais Você!
Ui!!

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

2 comentários:

Carol disse...

Que delicia esse blog! Que felicidade te-lo descoberto!

Vou ler o restante das postagens!!

***line*** disse...

vi vc no programa ana maria braga sobre lingua bacalhau, parabénsssssssssssssssssssssssssssssss***
bjs***