quinta-feira, 25 de março de 2010

Se você tem dúvida...

Na semana passada, no dia 19 de março, durante o programa Mais Você, a Ana Maria e o Louro José fizeram a tradicional promessa a São José. Esta promessa é feita da seguinte forma...você prepara uma lista com as frutas que você gosta (veja bem, isto é uma promessa, ou seja, significa que você deve se mostrar ao santo em questão que você se sacrifica para que o seu pedido se realize...não vale colocar na lista frutas que você não gosta ou que nem conhece, né??). Muito bem.
Feito isso a Ana Maria retirou a fruta PINHA e disse que será um sacrifício pois realmente gosta muito desta fruta.
Passado um tempo veio a dúvida... Qual fruta é a pinha?????? Ela é a mesma coisa que atemoya, ou fruta do conde, ou fruta da condessa??? Qual a semelhança dela com a graviola? E o pinhão?? Vem de uma pinha da araucária... e ai? Qual fruta é a pinha??
Muito bem, depois de pesquisar (contei com a ajuda da fofinha que trabalha comigo, Renata Rodrigues, que fez várias pesquisas) e chegamos à seguinte definição...
Fruta-do-Conde – também chamada de Pinha, Ata, Condessa , Cabeça-de-Negro. Pertence à família da GRAVIOLA! É uma das espécies mais conhecidas, cultivada em todo o Brasil, comercialmente ou em fundo de quintal. Muito apreciada pelo sabor, porém, apresenta muitas sementes com a polpa aderida. Isto restringe a exportação, pois estes consumidores preferem consumir a polpa com colher sem as sementes. Já temos fruta-do-conde de casca vermelha e até sem sementes, porém esta última apresenta frutos pequenos e muito moles quando maduros, dificultando a comercialização. Eu adoro fruta-do-conde e se tiver, como todos os dias!!
Graviola – (Annona muricata L.) fruta comum na Venezuela, Norte e Nordeste brasileiros. Os frutos chegam a pesar mais de 8 quilos, a polpa congelada é comercializada no mercado interno e exportada, sendo o suco de excelente sabor. Bom potencial de plantio e mercado em São Paulo. As folhas são utilizadas no tratamento contra câncer, com comprovado efeito medicinal. Veja a semelhança com as outras só que maior.
Atemóia – O cruzamento entre a Fruta-do-Conde e a Cherimola, originou a Atemóia. O cultivo comercial da Atemóia vem crescendo, porém trata-se de um cultura exigente em irrigação, adubação, podas e pós-colheita, sem esquecer que por ser um híbrido (resultante de um cruzamento) as mudas só devem ser produzidas por métodos vegetativos (enxertia e estaquia). Comparada com a fruta-do-conde, as frutas são maiores, mais doces e com menor número de sementes, que se soltam da polpa facilmente e por estes motivos, tem mercado garantido no Brasil e exportação. As plantas se desenvolvem muito bem em algumas regiões do Brasil.


A pinha, fruto onde estão aglomerados os pinhões vem da Araucaria angustifolia uma árvore muito alta e típica nas paisagens do sul do país, principalmente no Paraná. O pinhão é a semente da Araucária e fica todo grudado, lado a lado, dando este formato de pinha. Tem a forma triangular com cerca de 5 cm de comprimento e é recoberto por uma casca lisa de cor castanha.
A polpa é a parte comestível, muito dura crua, e deliciosa quando cozida. Formada basicamente de amido que também é encontrado na mandioca, batata, arroz, feijão, milho e trigo, todos alimentos ricos neste carboidrato. E por isso era alimento dos índios do sul do Brasil.
Todas semelhantes e para cada um a pinha tem uma imagem, não é mesmo? Neste país cheio de variedade e condições de plantio de todas as espécies, fica difícil falarmos a mesma língua.
Eu gosto de todas e ficaria triste em ter que passar 1 ano sem comer alguma delas. Mas se fizer esta promessa...

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você



Nenhum comentário: