terça-feira, 23 de março de 2010

Um libanês em Minas Gerais

Estive em Alfenas (MG) visitando a cidade e acabei por descobrir um lugar com tudo para dar certo, mas não conseguiram aplacar. Existe um restaurante, no final da rua perto da igreja central, chamado Restaurante do Ali (R. Francisco Mariano, 431). No Ali tem comida libanesa. Uma excelente e saborosa comida libanesa. A história parece ser a seguinte...Um fofo resolve abrir um restaurante para resgatar suas raízes e tradições, que remetem sua casa, onde a mãe cozinhava e transmitia segurança para todos que moravam ALI.
Foi montado este restaurante em uma cidade pequena. Bom, a culinária da família é a libanesa e todos os atributos e dons mágicos gastrônomicos invadem esta cozinha à espera dos clientes que entram e querem comer algo gostoso. Tudo certo, mas...o público não quer isso neste local. Eles querem beber cerveja, petiscar o comum, não testar novos sabores, jogar conversa fora, jogar energia negativa do chefe  fora. Conclusão...Eles não encontram isso entre kaftas, kibes, lentilhas, homus e tabule...
Os clientes vão embora. Solução...mudar o perfil do restaurante. Mesmo que mantenham no cardápio pratos tradicionais da culinária libanesa, entram em cena inúmeros tipos e qualidades de cervejas para acompanhá-los.
Adorei o que comi: kibe recheado com coalhada, arroz com aletria (aquele macarrão bem fininho tipo cabelinho de anjo) e batatas libanesas. Sabe como são estas batatas? São batatas cortadas tipo palito, mais finas que as comuns e depois de fritas são misturadas a alho frito, bem douradinho e cheiro verde...afinal estou em Minas e aqui o alho dourado reina como se fosse ouro!!
Acho que o restaurante deve bombar, sim, mas foi adaptado ao cliente opara que sobrevivesse, e com certeza tem feito isso muito bem. A culinária é excelente em sabor, o atendimento muito bom. Se a proposta era se manter, ok, conseguiram. Mas fico triste em constatar que ainda não temos paladar para novidade ou para novos sabores e texturas.
Pense bem. Se você falar que o arroz libanes é uma mistura de arroz com macarrão cabelo de anjo, você vai achar talvez estranho, ou no mínimo diferente. Mas se você pegar uma marmita de algum peão de obra, com certeza encontrará arroz misturado com macarrão. E eles gostam. Então por que este cardápio libanes não foi bem aceito? Outra coisa, todo mundo gosta de kibe. Em festinhas de criança todos adoram. E neste restaurante existem inúmeros tipos de kibes. Recheados, fritos ou assados. Mas a aceitação não foi tão boa a ponto do restaurante ter que mudar o cardápio há 2 anos e incluir pratos executivos, tipo arroz, feijão e bife.
Adorei o sabor, a apresentação é simples, o endereço é central. Volto lá com certeza.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Um comentário:

Ligia Terra disse...

Daniela... ficamos muito feliz com esta reportagem que vc fez do Restaurante do Ali, sempre leio e fico feliz por vc ter gostado. Obrigada pelo carinho. Mas quando vc vier aqui por favor me avise. abraços . Lígia