quarta-feira, 31 de março de 2010

Um Barão na cozinha

Neste final de semana fiz um passeio histórico-gastronômico no Rio de Janeiro, mais precisamente em Petrópolis e Itaipava (sim...Itaipava da cerveja...huuummm)
Visitei o Museu Imperial em Petrópolis (Rua da Imperatriz, 220) que conta com registros históricos da época imperial que vão desde o século 13 até o início do 20. Depois assisti a um espetáculo MARAVILHOSO de som e luz (uma produção com efeitos especiais de iluminação, sonorização, feitos com jatos de água e projeção de um filme revivendo alguns dos mais importantes momentos do segundo reinado no Brasil e a história de D. Pedro II) e claro, visitei muitos restaurantes e degustei muitos pratos gostosos e é sobre isso que vou comentar.
Em uma destas degustações fui visitar um Barão...Barão na gastronomia com certeza. Especialista em pratos com carnes de caça, o chefe encanta pela simpatia, sabor dos pratos e principalmente pela facilidade que tem em enfeitar os pratos e decorar o restaurante misturando cor, sabor e texturas...
Alessandro Vieira ou Chefe Barão, nasceu na cidade de Três Rios e nunca havia cozinhado ou feito qualquer curso na área. Aos 17 anos lavava pratos num restaurante em Petrópolis. É Barão do garfo, faca e fogão. Muito determinado, conseguiu dar suas pitadas na cozinha, depois que pediu para seu chefe dar uns toques sobre os pratos...assim começou sua vida na nobreza. Começou na confeitaria e daí para vários restaurantes em Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Montevidéu e Paris.
A história do apelido Barão vem de longe. Alessandro é irmão gêmeo de uma menina. O pai ainda não sabia que nome dar aos filhos e então começou a chamá-los de Barão e Baronesa. O tempo foi passando, os nomes foram dados e o Alessandro nunca mais tirou este título!
O restaurante dele fica em Areal, uma cidade ao lado de Petrópolis (RJ) e com certeza é tiro certo nesta nobre culinária. A mistura é diferente e por isso tem que ser feita por quem entende do negócio, e ele sabe o que faz. Ele que decora o restaurante. Eu disse decora por que ele muda periodicamente o visual interno do estabelecimento. Eu achei um charme os lustres que misturam colheres, escorredores de macarrão e arroz, xícaras e colheres. Eu sou da seguinte opinião: uma pessoa criativa É uma pessoa criativa SEMPRE. O Barão faz os pratos com criatividade de sabor e de montagem.
Algumas delícias que ele fez incluiu patê de ervas de Provence e alho poró, foie de canard (pato), faisão, jacaré, javali e assim vai. Entre um prato e outro ele serviu sorbet de pitanga para limpar o paladar!!!Chique né? Se limpou não sei, mas que estava uma delícia...ah, isso estava!!!


Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: