terça-feira, 11 de maio de 2010

COENTROFOBIA!!!

Você sabia que existem algumas razões para que algumas pessoas não suportem coentro??? Sim, aquela erva que a população do norte do Brasil adora colocar nos pratos como a gente do sul coloca salsinha... Eu, particularmente, adoooooooooooooooooooooro!!!!

De acordo com um estudo do químico Charles J. Wysocki, existe uma predisposição genética mas esta teoria ainda não está muita aprofundada. Outra explicação seriam os aldeídos, substâncias químicas que compõem o sabor do coentro. Muito aldeídos presentes na composição do coentro são os mesmos ou similares àqueles que estão na composição do sabão (e sabão não tem aquele gosto delicioso, né?)

McGee conversou com diversos químicos que relataram ter sentido notas "ensaboadas" na erva, mas ainda assim achavam seu aroma fresco e agradável. Por que então algumas pessoas só sentem o lado negativo, ensaboado? Quem esclareceu isso foi o Dr. Jay Gottfried, neurocientista na Northwestern University, que estuda como o cérebro percebe os cheiros.
Ele mesmo já foi um coentrofóbico, mas superou sua aversão ao tempero. Ele explica que essa fobia é fruto de um instinto protetor do cérebro, que está constantemente atualizando nossa base de dados de experiências. Quando experimentamos uma comida, o cérebro vai buscar nessa base de dados o padrão de experiências passadas que aquele sabor pertence. Esse padrão é usado para criar uma percepção desse novo sabor, nos fazendo gostar ou não dele. Se esse novo sabor não é familiar às experiências gastronômicas vividas anteriormente, e, além disso, corresponde a um padrão associado a produtos químicos e de limpeza, a reação do cérebro automaticamente é de rejeição, como se fosse uma potencial ameaça ao nosso corpo. É mais ou menos o que acontece quando provamos coisas amargas.
Então, a fobia ao coentro é uma questão cultural, de estranhamento ao sabor. E, felizmente, tem cura, basta comer muitas vezes, para criar, pouco a pouco, um novo padrão!

Nenhum comentário: