domingo, 16 de maio de 2010

Como melhorar sua dieta?

Pois é... Segunda-feira, dia tradicional de começar uma dieta, melhorar a alimentação, se exercitar. Ai, você que tem tempo, belisca uns pedaços de queijo junto com suco de laranja com beterraba... combinação melhor não há...cheios de nutrientes, cálcio, ferro... Ótimo para começo de semana, não é mesmo?...
Mas as coisas não são bem assim...você sabia que alguns minerais e nutrientes competem entre si? E que um pode anular a absorção do outro pelo nosso organismo? Eu estava lendo um artigo em um site que diz exatamente isso. Segue abaixo algumas combinações que impedem a absorção dos nutrientes e que devem ser consumidos com moderação para que não haja deficiência no organismo.

Cálcio + Ferro: o cálcio e o ferro são nutrientes que competem entre eles para serem absorvidos, pois nosso organismo não consegue aproveitar os dois ao mesmo tempo, onde um será absorvido e outro será desprezado. Assim, o organismo fará proveito apenas daquele que mais estiver precisando (pelo menos isso, né?)

Exemplo: Bife à Parmegiana (carne + queijo ou ferro + cálcio)
Rúcula com Mussarela (hortaliça + queijo ou  ferro + cálcio)

Cálcio + Cafeína: a cafeína (presente no café, mate e refrigerantes à base de cola) afeta a absorção do cálcio no organismo, assim como a xantina (substância presente nos achocolatados) reduzindo o potencial deste nutriente. (Eu adoro tomar iogurte e depois tomar um cafezinho...já viu, né?

Exemplo: Café com leite (cafeína + cálcio)
Leite com achocolatado (cálcio + xantina)
Pão de Queijo com Coca-Cola (cálcio + cafeína)

Cálcio + Gordura excessiva: ingerir gordura em excesso juntamente com o cálcio, provoca uma reação, formando um tipo de sabão, que reduz o cálcio disponível para absorção. Assim, os alimentos gordurosos (frituras e algumas preparações) devem ser evitados para que haja uma diminuição nas calorias das dietas e prevenir o colesterol, além de ajudar na absorção do cálcio no organismo.
Exemplo: Milk Shake com Batata-Frita (cálcio + gordura)
Strogonoff com Batata Palha (cálcio + gordura)

Agora veja nos exemplos abaixo de combinações que facilitam a absorção de alguns nutrientes.

Ferro + Vitamina C: assim como o ferro (tanto proveniente dos vegetais quanto de origem animal) ao entrar em contato com a Vitamina C é transformado em ferro ferroso, onde será absorvido com mais facilidade.

Exemplo: Salada de espinafre com tempero de limão (ferro vegetal + Vit. C).
Pimentão recheado com carne moída (Vit. C + animal).

Proteína + Zinco: uma dieta rica em proteínas aumenta a absorção de zinco, pela formação de quelatos zinco-aminoácidos, substância que transforma o zinco numa forma mais absorvível.

Exemplo: Carne bovina no pão francês (proteína + zinco)
Frango e macarrão com trigo integral cozido (proteína + zinco)
Presunto e queijo (proteína + zinco)

É... não é tão fácil fazer essas combinações entrarem no nosso dia-a-dia... Trocar um milkshake com batata frita por espinafre temperado com limão, ninguém merece, mas fazer isso de vez em quando já ajuda e você vai ver que não é tão ruim!

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você


Um comentário:

artur disse...

Obrigado pelas dicas!!

O texto é claro e de fácil entendimento.

Vou tomar mais cuidado ao associar os alimentos!!