segunda-feira, 10 de maio de 2010

Você come mesmo sem fome?

Conheça algumas “armadilhas” e situações que acabam nos levando a comer sem sentir fome:

Você come junto com muita gente – Estudos mostram que quanto mais gente à sua volta numa refeição, mais você come! Dividir uma refeição com 8 pessoas pode levar você a comer até o dobro de calorias do que comeria se estivesse sozinho. Isso não significa que você deve se esconder na hora do jantar ou do buffet naquele aniversário. Apenas não deixe de dar a atenção devida ao seu prato e à quantidade de bebida que você está ingerindo.

Você come o que seus amigos magros comem – Não adianta querer copiar o que seus amigos e amigas magros fazem ou comem. Cada pessoa tem seu ritmo (metabolismo) e sua atividade física própria. Da próxima vez que sair com aquela sua amiga linda e magra, concentre-se em comer a sua quantidade certa de comida, sem se espelhar na quantidade do que sua companhia come.

Você vê televisão demais – Estudos mostram que ver comerciais de comida nos leva a comer. Além disso, programas de crimes também nos leva a comer demais (estranho, né).

Você acha que comida leve tem sinal verde para comer mais – Quando você lê a palavra “light” ou “zero”, você se sente à vontade para comer mais, mesmo sem fome. Mas lembre-se que estas comidas TEM CALORIAS e geralmente não satisfazem por muito tempo, levando-o a comer mais em breve. Portanto, avalie se não seria melhor fazer uma pequena refeição de verdade num momento de desejo.

Você não está dormindo o suficiente – Quando nossos corpos não dormem o suficiente, dois hormônios são afetados: leptina e grelina. Estes hormônios são responsáveis por controlar o apetite e fazer você se sentir satisfeito. Quando você não dorme o suficiente, você tem uma baixa na leptina e um aumento na grelina, fazendo com que você possa ter um aumento no apetite quando estiver acordado (ou seja...durma bem para não engordar!!!)

Você usa comida como terapia anti-stress – Muitas pessoas lidam com stress, tristeza e frustração com comida. Mas se você acaba com 1 litro de sorvete a cada chateação que tiver, você estará comendo bem mais calorias do que precisa. Largue o talher e ligue para um amigo, faça um diário, vá fazer exercícios, tome um banho, leia meu blog (!!). Encontre uma forma de aliviar as emoções sem precisar de comida.

Inspirado neste slideshow do FitSugar

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: