quinta-feira, 22 de julho de 2010

Perca peso rápido!!!

Saiu na Revista Saúde! de julho (2010) uma matéria interessante e o sonho de qualquer pessoa que queira enxugar as dobrinhas (para não dizer barriga!). Perder peso rápido. Isso não é tão bom assim pois o organismo precisa de um tempo para se adaptar e qualquer mudança radical e rápida (em qualquer situação da vida) mesmo sendo o desejo de muita gente....fofinha (!!!) faz mal.
Bom, diz neste artigo que as primeiras semanas de uma dieta são cruciais para o sucesso a longo prazo (da dieta). O que me espantou foi o que a psicóloga Lisa Nackers (da Universidade da Flórida - EUA) disse. Diz ela que "...Quanto maior a velocidade com que o indivíduo perde peso, maiores suas chances de conseguir enxugar a gordura e manter a nova forma física...". Ela chegou a esta conclusão depois de avaliar os dados de 262 pessoas obesas que foram submetidas a um programa de redução de calorias associado a atividade física e acompanhados por especialistas por 18 meses. Ela ainda diz que "...quando o indivíduo nota as mudanças positivas em sua aparência, saúde e disposição, ele se sente mais motivado em continuar o tratamento...". Eu não concordo.

O que eu acho é o seguinte:
A pessoa está obesa e insatisfeita. Na segunda-feira resolve fazer dieta. Passa o dia sonhando com bombom, macarronada com molho, lanche e pão com manteiga. Ela sofre, não presta atenção no "seuviço", no final do dia pega ônibus e chega em casa à noite. Persistente, toma um copo de água, recusa o arroz e feijão fresquinho que alguém acabou de fazer pois "está de dieta"...e vai dormir. Dormir mal. No dia seguinte, com a cabeça zonza, vai trabalhar só com um cafezinho. Resolve almoçar salada e um grelhado "pois está de dieta". Já está com dor de cabeça e chega em casa tarde de novo, toma um copo de água e vai dormir. Dormir mal. Depois de 4 dias ela se pesa e tem a decepção. O ponteiro não muda. Ela está com o mesmo peso.
Sabe porque? Por que o corpo reage e tem lembranças. Se a oferta de alimento se reduz de repente, o corpo entende que existe escassez de comida então ele "guarda" tudo o que pode e não elimina nada para manter o corpo em pé!!!! Não adianta querer emagrecer rápido. O corpo vai sofrer, a pessoa vai sofrer e nada vai acontecer. É assim que funciona. No final de semana a fofinha vai para um churrasco "carne não engorda" come uns nacos de carne e percebe que a dieta que fez de nada adiantou. Só deixou-a triste, com fome, sem prazer na vida e o pior...não perdeu 1 grama!!!!
Para um gordo, dieta é profissão. É estado de espírito. É como se você perguntasse de manhã para a fofinha: "E ai? Como você está?" e ela te responde "Estou de dieta!!" E vou além... o gordo adora estar de dieta, sabe por que? Por que ele mostra para o outro que sabe que está gordo e está tentando melhorar, mas "eu tenho problema de hormônio, vou no endócrino da minha vizinha e vou tomar remédio". Ela não vai voltar a fazer esta dieta, vai falar mal da dieta, não vai fazer uma reeducação alimentar (isso sim resolve) e vai continuar , pelo menos, manter a forma redonda intocável.
O que ela deveria pensar é o seguinte: ela engordou grama por grama e quer perder kilo por kilo!!!!! A coisa não funciona assim. Deve ser lenta e contínua. O ideal e saudável é perder 1 kilo por semana ou 4 por mês e por 4 meses não ganhar mais nenhum grama. Perdeu 3 kilos? Mantenha isso por 3 meses. Simples assim.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: