terça-feira, 10 de agosto de 2010

A Dieta da Linhaça!

A linhaça é um alimento rico em lignina e fitoestrogênio, substâncias que ajudam na redução do peso. Estudos comprovaram que mulheres que ingerem mais lignina possuem índice de massa corpórea (IMC) menor. Lembre-se deste nome: LIGNINA ajuda a reduzir o apetite e as células gordurosas.
Ela também é conhecida para ajudar na redução dos tumores da mama, matando as células defeituosas.
O grande segredo está na casca da linhaça que é rica em proteínas, minerais e vitaminas e entre estas está a vitamina E, que contribui contra o envelhecimento precoce.
A linhaça é fonte de ácido graxo ômega-3 e ômega-6, contribuindo para a saúde do coração, auxiliando na redução do colesterol ruim (LDL), responsável pelo entupimento nas artérias. Por ser fonte de fibras, a linhaça também ajuda o intestino a funcionar melhor.

Mas você sabe qual a diferença entre a linhaça dourada e a marrom (ou sabia que existem esses dois tipos)? A linhaça marrom é nativa da região mediterrânea, mas também cultivada no Brasil. Ela apresenta casca um pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a disponibilidade dos seus nutrientes.


A dourada cresce em climas mais frios e é geralmente importada do Canadá. Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom. Em dúvida quanto a qual escolher? Não se preocupe. “Estudos demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça”, afirma Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde. O importante mesmo é ingeri-la.

Bom, você leu até aqui pois está interessado, na verdade em perder peso com saúde. Então vamos lá: acrescente a linhaça triturada (é melhor para liberar melhor os nutrientes) nos sucos, iogurtes e leite, MAS evite guardá-la triturada por mais de 2 dias pois ela perde seus nutrientes.

Outra coisa importante é que não adianta consumir a linhaça de forma exagerada!!! Lembre-se: Equilíbrio em tudo, é tudo! O excesso pode prejudicar a membrana das células e interferir na absorção dos nutrientes.
O ideal é consumir duas colheres de sopa de farinha de linhaça ou 2 copinhos de café de linhaça por dia.

Ok, você leu até aqui por que quer uma dietinha, né???
Então lá vai:

DIETA DA LINHAÇA

Café da manhã: Vitamina de frutas ou iogurte com 1 colher de farelo de linhaça (linhaça batida no liquidificador).
Lanche: Entre o café da manhã e o almoço tome muita água e coma uma fruta ou uma barra de cereais.
Almoço: Consuma saladas temperadas com limão, carnes grelhadas ou cozidas (dê preferência as brancas), legumes crus ou cozidos no vapor, arroz integral e grãos cozidos (feijão, por exemplo). Uma outra opção é fazer um sanduíche com pão integral (com linhaça) com uma cenoura ralada, alface e peito de frango grelhado.
Lanche da tarde: Coma uma porção de gelatina, fruta fresca, seca ou em calda (sem a calda).
Jantar: Você pode substituir o jantar pela vitamina de frutas com 1 colher de sopa de farelo de linhaça ou por iogurte com a mesma quantidade de linhaça (moída) .
Antes de dormir, se estiver fome, tome um copo de leite de soja com biscoito integral, iogurte ou fruta.
Procure sempre comer nos horários certos, mesmo se não estiver com fome. É normal que você sinta mais sede do que o habitual, tome muita água, isto irá fazer com que você sinta menos fome.
Antes de iniciar a sua dieta se pese e anote o peso, faça isso a cada 15 dias, sempre no mesmo horário. Crie uma meta, a quantidade de peso de deseja perder e siga em frente até atingir o seu objetivo.
Mas lembre-se, os hábitos alimentares saudáveis devem ser seguidos por toda a vida para manter sempre o seu peso ideal. É importante se amar mais e ser responsável consigo mesmo.
A atividade física será uma grande aliada na perda e manutenção do peso ideal. Faça caminhadas, suba de escada ao invés de ir de elevador, crie uma rotina de atividades em sua vida. Comece devagar com atividades leves e moderadas.
Uma boa noite de sono e evitar ficar estressado também ajuda muito!

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: