segunda-feira, 9 de agosto de 2010

É mais saudável - 9

Basta tentar e tentar novamente... a troca do sal por ervas e alho requer mais que tentar pois estamos acostumados a muito sal e ele faz toda a diferença... Está em suas mãos uma maneira de preservar os vasos sem deixar a comida ficar insossa: em vez de exagerar no sal, ingrediente que patrocina a hipertensão, use a imaginação e as ervas aromáticas, além de alho. “Ele tem compostos capazes de controlar o colesterol”, exemplifica Vanderlí. E ervas como o orégano e o alecrim merecem ser convidadas à cozinha por causa do seu poder de fogo contra a oxidação, um fenômeno que, você já sabe, não poupa o LDL, tornando-o ainda mais danoso para as artérias. Mas essa ação pode minguar quando os ingredientes são expostos a temperaturas elevadas. Procure acrescentá-los nos minutos finais do cozimento.
Frango com pele pelo frango sem pele... Eu adoro pele de frango a às vezes como sim, mas às vezes...Nas outras vezes eu tiro, com uma lágrima nos olhos pois adoro pele de frango...Mas eu penso assim. Eu tiro hoje esta pele pois se amanhã eu quiser comer, eu posso pois evitei ontem!!!!
Muita gente pensa que basta despir uma coxa de frango assada no prato para se livrar de um boom de colesterol. Ledo engano. “Retirar a pele é, sim, fundamental, mas isso deve ser feito antes de levar a carne ao fogo”, esclarece a nutricionista Cláudia Marcílio, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. “Quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol da pele conseguem se dissolver e penetrar na carne”, justifica Ana Maria. Aí, será tarde…

(fonte: Revista Saúde!)

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: