terça-feira, 24 de agosto de 2010

OLHA QUE ABSURDO!!!!!!

Isso é muito louco...
Por mais estranho e bizarro que possa parecer, um comportamento muito perigoso se alastra pela Grã-Bretanha: o “vodka eyeballing”, que equivale a “beber vodca pelos olhos”. É isto mesmo, universitários se reúnem em festas e bares e abrem as próprias pálpebras e derramam a bebida em cada um dos olhos. Os adeptos da prática perigosa dizem que o “método” proporciona uma sensação de embriaguez imediata.

O assunto foi tema de uma extensa matéria do jornal britânico Daily Mail, ilustrada por diversas fotos da prática. No You Tube, ao digitarmos “vodka eyeballing”, podemos assistir a vários vídeos sobre o assunto, inclusive de brasileiros, que já aderiram ao “modismo”, trocando a vodca pela cachaça, assim como os escoceses, que a substituíram por Aftershock, uma bebida com alto teor alcoólico e com sabor de canela. Existem também páginas no Facebook e em outros sites de relacionamento, criadas por “fãs” e adeptos do “eyeballing".

Quem pesquisa um pouco mais o estranho comportamento, descobre que a tendência perigosa pode ter origem nos Estados Unidos, onde é um truque popular, realizada por garçonetes, em resorts de Las Vegas. Outros atribuem a popularização da prática a um filme de 2000, Kevin e Perry Go Large, onde o ator Rhys Ifans interpreta um personagem chamado DJ Eyeball Paul, que realiza a manobra em casas noturnas.

Um dos pontos que mais impressiona na matéria britânica e nos vídeos disponíveis na Internet é observar o grau de instrução dos praticantes. Por que pessoas que estudam em boas e caras universidades e têm acesso a uma grande gama de informações sobre saúde agiriam desta forma? Este é mais um dos mistérios “da adolescência interminável”, marca dos dias de hoje. Muitos justificam a insensata atitude com argumentos como “sofremos forte pressão social do grupo”, “mulheres têm que ser iguais aos homens, em todos os sentidos”, “é quase como um teste de resistência na frente de seus pares”.

As autoridades e a comunidade médica britânicas já externaram suas preocupações com a prática, tanto pelo lado do aumento de casos de alcoolismo, tanto pelos danos que o “vodka eyeballing” podem trazer à visão. Ardência nos olhos, “olhos sempre vermelhos”, choro constante e dor são os efeitos mais relatados por quem já expôs a própria visão a tamanho risco.

Malefícios à visão
"Derramar vodca sobre os olhos é tão absurdo que nunca pensei que tivesse que expressar minha opinião sobre um tema como este. É claro que isto não pode acabar bem. Uma bebida com 40% de teor alcoólico, jogada diretamente sobre os olhos, pode ocasionar inflamação, além de graves danos à córnea e à esclera. A bebida alcoólica jogada diretamente no olho é pouco absorvida pelo organismo. E diferentemente do estômago, o olho não tem um revestimento gastro-intestinal apropriado para protegê-lo desta agressão, nada o auxilia a fazer esta absorção de bebida”, afirma o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

"Fico muito triste só de pensar que alguém possa jogar vodca nos olhos por vontade própria. É uma auto-mutilação, não tem nada de divertido. A vodca, a cachaça, bem como qualquer outra bebida alcoólica, literalmente queimam e corroem a córnea. E a repetição desta ação pode levar a danos irreversíveis, como a cegueira. Esta é uma transgressão juvenil que deixará marcas por toda a vida”, diz a oftalmologista Fernanda Takay, que também integra o corpo clínico do IMO.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você


Nenhum comentário: