quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Cerveja dá barriga?

A cerveja é uma bebida fermentada que, quando ingerida em excesso, leva à formação de gases com conseqüente distenção abdominal, dando origem à famosa, deselegante, protuberante e odiada "barriguinha".
Apesar de ser uma bebida com baixo teor alcoólico (uma latinha de cerveja tem em média 6% de álcool e por volta de 130 calorias) é a bebida eleita pelo brasileiro que por sua vez acaba exagerando na dose e consumindo além da conta.

Uma cervejinha não tira ninguém da linha, mas várias, sem dúvida, não há abdômen que resista à elegância. Principalmente quando acompanhada pelos engordurados e "engordativos" petiscos (salaminho, provolone, pasteizinhos, croquetes, amendoins, pistaches, castanhas e outros). Em contrapartida, tomar cerveja de estômago vazio provoca hipoglicemia (baixas taxas de açúcar no sangue) com sintomas de palidez, tontura, fraqueza e mal estar geral.

Extrapolar no consumo da cervejinha, ou qualquer outra bebida alcoólica, leva nosso corpo a buscar e priorizar mecanismos de desintoxicação para a eliminação do etanol (álcool) com conseqüente prejuízo no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Esse desvio no metabolismo proporciona o acúmulo de energia sob a forma de gordura corporal (barriguinha, barrigona, pneuzinhos e todas as formas "odiadas de gordurinhas").
Cada grama de álcool fornece 7 calorias, quase à quantidade de 1 grama de gordura (9 kcal). Com o agravante que as bebidas alcoólicas não fornecem nenhum nutriente de significativa relevância, apenas energia.
Excesso de energia, sem gasto (haja gasto!) acumula-se sob a forma de gordura corporal, que nos homens ocorre mais na região abdominal (tipo andróide) e nas mulheres mais na região dos quadris e glúteos (tipo ginecóide). Apesar de também estar presente o tipo andróide nas mulheres.

Hoje, sabe-se que o excesso de gordura na região abdominal, independente do fator estético, tem estreita relação com o aumento de riscos para o desenvolvimento das doenças do coração.
Outro detalhe que merece ser lembrado é que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas aumenta a diurese e a desidratação, levando com isso à perda de importantes vitaminas hidrossolúveis (C e Complexo B) e minerais como Cálcio, Zinco e Magnésio.

Então... MEXA-SE pegue leve na "loirinha" porque em excesso ela é a inimigo número 1 da Saúde e da Boa Forma e SEJA FELIZ!

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Um comentário:

Clara Bello disse...

Olá, Daniela, parabéns pelo blog, sou sua seguidora há bastante tempo e o aprecio muito. Além de compartilharmos o amor pela gastronomia, agora estamos compartilhando o mesmo layout do blog. Olha que coincidência? O meu é www.quitutesgourmet.blogspot.com. Abs.