sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Você é chato?

Tem gente que acha o tema sustentabilidade, chato. Mas o mais chato disso é a ignorância de se negar a passar adiante uma informação bacana sobre sustentabilidade. E por que não sustentabilidade na gastronomia?
Estão acontecendo vários movimentos, em SP, RJ e no PR, de chefes de cozinha, renomadíssimos, que se comprometem com o tema, com o meio ambiente e dedicam parte de seu tempo, escasso, em passar cada vez mais informações para tornar, este tema importantíssimo, em algo palpável a todos.
O que eu gostaria de deixar bem claro é que o chato é não saber sobre o assunto, achar chato por não entender e fazer de tudo para não passar para frente pois não consegue entender. Deu para entender??

Em Curitiba está acontecendo o movimento Gastronomia Responsável, iniciativa da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, que conta com a curadoria do chef Celso Freire. Neste movimento estão engajados 15 restaurantes de Curitiba, que estão oferecendo em seu menu pratos preparados segundo, um dos princípios ligados à conservação dos recursos naturais: uso de ingredientes orgânicos, não utilização de espécies ameaçadas de extinção, uso de produtos de fornecedores locais, para evitar emissão de gás carbônico no transporte, e utilização integral de alimentos, para evitar o desperdício.
Nesta primeira fase do movimento, os restaurantes já estão selecionados, mas em 2011, a meta é ampliar o número de estabelecimentos participantes, privilegiando o maior número de bairros da cidade. Quem quiser fazer parte desta seleção, pode entrar em contato com a organização através do site www.gastronomiaresponsavel.com.br.

Em São Paulo haverá, entre os dias 26 a 29 de outubro a Semana Mesa SP. No ano internacional da Biodiversidade nada mais natural que discutir o papel da gastronomia e sua sustentabilidade. Essa é a grande bandeira da edição 2010 organizado por Prazeres da Mesa e Senac SP – Campus Santo Amaro. O tema é desafiador e promete boas discussões: “Sustentabilidade – O que a gastronomia pode fazer pelo planeta?”. Na programação, debates e encontros com grandes nomes da gastronomia nacional e internacional. http://www.semanamesasp.com.br/

E no Rio de Janeiro, mais precisamente em Petrópolis ocorre o X Petrópolis Gourmet com o mesmo tema de 28 de outubro a 27 de novembro. Confira a programação http://www.petropolisgourmet.com.br

Chato é ficar de fora!

Daniela Meira – produtora de culinária Mais Você

Um comentário:

Juliana Valentini disse...

Apropriadíssimo o post, Daniela!
Realmente o tema sustentabilidade é muitas vezes relacionado a gente chata, xiita, ou a "mais uma moda dessa gente natureba". Tem quem ache que ser sustentável implica em ser hippie, vegetariano, obcecado com natureza, cri-cri e diversos outros adjetivos sempre encarados de forma pejorativa. Como sou uma das que "defende a causa", sofro bastante com esses rótulos. É uma chatice...
O que falta é essa gente chata (!)
perceber que ser sustentável é apenas agir com consciência, conhecimento e responsabilidade, e que é possível manter muito do seu estilo de vida original levando em consideração essas questões. Dá pra ter carro, dá pra comprar em boutique, comer em restaurante caro, comer carne, tomar banho de água quente e quase tudo o que dá prazer nessa vida mantendo um olho sempre aberto pra sustentabilidade.
Então viva nóis, os que estão trabalhando pra educar os chatos! rsrsrsrsrs
Beijo!
Juliana.