quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Caranguejo Verde!!!!

A partir de agora, caranguejo bom é o que tem o selo verde. A Embrapa Meio-Norte lançou dia 21 de outubro, no Beach Park (que é o maior parque aquático do Nordeste), na praia Porto das Dunas, no município de Aquiraz, na Grande Fortaleza, o selo Caranguejo-Verde. Este selo é a garantia de que os caranguejos vendidos em bares, barracas, restaurantes (que possuem este selo), foram capturados, estocados, manuseados e transportados de acordo com a tecnologia desenvolvida pela Embrapa. Essa tecnologia assegura menores taxas de descarte, menor impacto ambiental e melhor bem estar dos animais. Parabéns pela iniciativa!


Procure este selo quando for comer caranguejo!

Como era? No transporte, os caranguejos com amarras, colocados em caminhos e cobertos com lona a perda dos caranguejos neste tipo de transporte era de 55%. Ou seja, eram retirados do meio ambiente caranguejos que nem sequer chegavam ao destino. Morriam no transporte ou ficavam sem patas, com a cabeça rachada. Depois de vários testes foi constatado que a melhor técnica para transportar os animais era sem amarras, em caixas de plástico, entre esponjas embebidas com água salgada, com redução de danos físicos e de stress dos animais. Hoje a perda não chega a 5%, do momento da captura até chegarem o estabelecimento.

Esse selo garante também inclusão social, já que o uso desta tecnologia requer mais tempo do catador de caranguejo no trabalho, reduzindo, assim, as taxas de desperdício e um melhor preço, pois há a garantia de que o caranguejo chegará vivo ao destino final. Para receber o selo, é preciso também assegurar que o animal não é resultado de trabalho infantil.

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: