quinta-feira, 3 de março de 2011

Foi suspenso!

Não demorou muito e as autoridades sanitárias da Grã-Bretanha suspenderam a venda do polêmico sorvete feito com leite materno até que sejam concluídos testes para determinar a adequação do alimento ao consumo humano. Ainda continuo achando muito estranho esse produto. Boa parte das pessoas que experimentaram, gostaram, mas a subprefeitura de Westminster, onde se localiza a sorveteria, disse ter recebido duas queixas do público e foi alertada pelas autoridades sanitárias sobre uma possível não adequação do produto para consumo humano.

"Se não for feita de maneira controlada, a venda de alimentos produzidos com os fluidos corporais de outra pessoa pode levar à transmissão de vírus e, nesse caso, hepatite", disse um dos conselheiros (vereadores) de Westminster, Brian Connell, do Partido Conservador. "No papel de autoridade local, apoiamos as pequenas empresas e aplaudimos ideias inovadoras sempre que possível, mas precisamos proteger a saúde dos consumidores."

A primeira leva do produto, esgotado já no primeiro dia de vendas, utilizou o leite de 15 mulheres. O proprietário da Icecreamists, Matt O'Connor, disse que a sorveteria foi contatada por cerca de 200 outras oferecendo leite materno para doação.

O'Connor disse que o produto é seguro não somente porque o leite é pasteurizado, mas também porque é testado em laboratório antes de ser usado como ingrediente. "Seguimos exatamente o mesmo procedimento de quando alguém doa seu leite materno ou seu sangue para bancos de sangue ou de leite. Ao dizer que esse sorvete não é seguro, as autoridades estão dizendo também que leite materno não é seguro", disse O'Connor.

"Se a subprefeitura proibir (o sorvete), vou começar um protesto com as mães que já expressaram seu apoio. Você pode comprar álcool e tabaco em Westminster, mas não leite materno", ironizou

Para mim, leite humano tem que ser consumido pelos bebês, que necessitam verdadeiramente para ter uma saúde melhor. Já que estas mães, que estão vendendo este leite, têm leite de sobra, por que não doam para os bancos de leite, e melhoram a saúde de quem não a tem¿

fonte UOL/BBC BRASIL

Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

Nenhum comentário: